Meu Tempo Não-Linear (Meu Rio)


image

I – Fervente

Meu tempo, fervendo,
Um rio nascendo
Imerso n’água,
Nada vendo, me aquecendo.

Meu tempo, fervendo,
Um rio nascendo,
Subindo e virando,
…E a vida crescendo.

Meu tempo, fervendo,
Um rio nascendo,
Dormindo, rolando…
O que está acontecendo?


II – Corrente

Meu tempo, correndo,
Um rio descendo,
E as pedras clamando…
De limo se enchendo.

Meu tempo, correndo,
Um rio, tudo vencendo.
Corredeira passando…
Novos sons se espalhando.

Meu tempo, correndo,
Um rio, e a terra tremendo
Do útero adentro
Para o mundo, para o centro!!

 

III – Enchente

Meu tempo, entendo
É um rio enchendo;
As árvores, os peixes fitando
E o Sol me amornando.

Meu tempo, me vendo,
Sou um rio enchendo;
Meu curso tecendo,
Minhas curvas criando.

Meu tempo, me lendo.
Fertilizo este mundo,
Sou para tudo fecundo.
Serei o que pretendo.

 

IV – Persistente

Meu tempo, presente.
No corpo valente,
O feminino gritando,
Levando minha semente.

Meu tempo, permanente.
Um tanto persistente.
Cruzando e lavando
Pedra e pedra, mudando.

Meu tempo, vivente.
Turbilhão vai subindo.
Flutuando e caindo,

Por que grita tanta gente??

V – Descendente

Meu tempo, ainda quente,
Um rio que se ressente.
Deixando pra trás pau e folha,
Permitindo assim que se colha.

Meu tempo, minha gente.
Um rio com afluente,
Pra regar os pastos
Dos rincões mais vastos.

Meu tempo, meu tenente.
Um rio de viajantes.
Leva aos lagos verdejantes
Meus legados, envolvente.


VI – Imanente

Meu tempo, minha mente,
Um mar, bem em frente.
Antes, de um lado, caranguejo
É tudo o que eu vejo!!

Meu tempo, reminiscente.
Um mar, um ensejo.
Por mais que eu tente,
Não me lembro do primeiro beijo.

Meu tempo, de repente,
É o mar que eu almejo!!
Um sal que me alente,
Peço, mais um desejo!!

6 comentários

  1. SAUDÇÕES!
    Amigo,
    Um dos mais belos registros de um Rio de águas profundas…Águas abençoadas que espargeiam nos tempos imemorias do ser…Rios que levam mensagens cifradas tantas que poucos alcançam…Contornam, desviam, pontilham e formatam um novo mundo…Tudo em águas no todo do tempo no tempo por todos os tempos!
    Parabéns pelo belíssimo e magistral Poema!
    De Coração,
    LISON.

    Curtir

  2. Ritmo, cifra, melodia e poesia! Lindo!!!

    Quer mais o que? ……….> Autografa na foto?

    Agora, cá pra nós, será que nos conhecemos antes? O que escrevi e ainda desenhando o rio. Como seu texto. È acho que você tem um pé no São Francisco.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

