Palhoça, SC: Minha Terra

A princípio, criei esse blog para postar minhas memórias, que estavam sendo comidas pelo tempo e pelas traças entre pilhas de cadernos. Mas, pelo entusiasmo, acabei diversificando demais os temas das postagens, fugindo assim do objetivo principal. A partir de agora será diferente…

Eu nasci a 25 de Outubro de 1980, às 23h15min, na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, SC. Meus pais moravam, naquela época, em Palhoça, distante 13 km de Florianópolis. Minha mãe continua morando no mesmo terreno em que foi criada, em Palhoça. Meu pai mora agora em Balneário Camboriú, SC. É sobre a cidade de Palhoça que vou falar agora, e citar também alguns locais dela que me marcaram.

Localizada entre o litoral e a Serra do Mar, Palhoça é hoje uma das cidades que mais oferecem alternativas de lazer para os turistas. Entre as praias mais conhecidas destacam-se Enseada de Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e Praia do Sonho.

Praias e ilhas paradisíacas, morros que revelam maravilhosas vistas e parques ecológicos onde é possível sentir a natureza em sua plenitude. Tudo isso está localizado no município de Palhoça SC a apenas 13 km de Florianópolis. A exuberância natural do lugar fez com que a cidade fosse reconhecida pela Embratur como polo turístico.

As tradições, costumes e arquitetura deixados pelos colonizadores de origem portuguesa, açoriana, italiana e alemã ainda hoje estão presentes no dia-a-dia de Palhoça SC. Outro aspecto relevante do município é o seu artesanato diversificado, destacando-se entre eles o artesanato indígena, que resgata os valores e a cultura daquele povo. No município ainda existem engenhos e alambiques que produzem artesanalmente a farinha e a cachaça.

Palhoça possui um dos maiores mangues de toda a América do Sul. Quase 70% de sua área é composta pela Mata Atlântica, que pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Considerado a maior unidade de conservação do Sul do Brasil, com 90 mil hectares, o parque é destino obrigatório de quem visita Santa Catarina. O local ocupa área de nove municípios, sete ilhas e apresenta grande diversidade de ecossistemas, incluindo campos de altitude, mata nebular, floresta de araucárias, restingas e manguezais. Isso, sem falar no território de Palhoça se concentram 87% da área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior área preservada de mata nativa de SC, e que abriga centenas de espécies atualmente em extinção em seu ecossistema.

Fotos Selecionadas:


Essa é minha cidade, minha terra, e cujas histórias contarei, em outras oportunidades, mescladas às minhas próprias, pois que tudo que vivi de mais significativo se encontra marcado no chão dessa terra.

Respostas

  1. Avatar de juliana

    Adorei os comentários. Só gostaria que houvese mais comentários sobre a Guarda do Embaú.

    Curtir

    1. Avatar de Ebrael  Shaddai

      Juliana,

      Vou fazer uma postagem só para as paisagens belas de Palhoça, atendendo a vc. Certo?? Não sei quando exatamente, mas vou fazer. Dá uma passadinha de vez em quando para ver. Bjs e obrigado!!

      Curtir

  2. Avatar de TALITA LUIZA DA SILVA

    ADOREI ESSE SITE MUITO BOM ELE TRAZ MUITAS INFORMAÇOES QUE A GENTE PREÇISA AMIE MESMO QUE
    CONTINUE ASSIM VOU CONTINUAR NESSE SITE COMO SERA QUE VCS CONSEGUE FAZER ESSES PROGRAMAS INTERESSANTES MUITO BOM AMEI PARABENS EBRAEL SHADDAI

    Curtir

    1. Avatar de Ebrael  Shaddai

      Oi Talita!!

      Que bom q vc gostou!! Esse é mais um estímulo para q eu chegue do trabalho à noite e pense no q vou escrever e o q vcs poderiam gostar de ler.

      Fique sim, e venha qdo quiser, e comente na hora q desejar!!

      Obrigado pelo incentivo!!

      Bjs!!

      Curtir

  3. Avatar de esther

    nossa muito bom gostei do blog,saudade da minha terrinha…..pra mim nao existe cidade melhor que a palhoça…..parabens

    Curtir

  4. Avatar de Henrique

    Muito lindo o lugar, vou todos os anos para palhoça, Guarda do Embaú é meu pedacinho do céu na terra, praia do sonho com aquele clima família e águas calmas, a pinheira linda e agitada rsrsrs e a enseada do brito conheci por acaso quando me perdi, mas passei uma tarde inteira por lá apreciando a natureza de uma forma inexplicável. Adorei a pagina, parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Júlio César Coelho (Ebrael)

      Obrigado pelo incentivo e volte sempre a Palhoça! 😎

      Um abraço!

      Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Ebrael

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo