Considerações sobre o Karma


É claro que a Lei de Causa e Efeito (Lei do Karma) têm muito a ver com o determinismo dos efeitos das escolhas, mas… o determinismo que mais assombra e confunde é o relacionado às tendências instintivas manifestas nos mundo material.

Aqui somos também animais, influenciados o tempo todo pelos instintos físicos, reflexivos por si só. Então quando alguém diz prever o futuro, têm-se a impressão de que fulano determinou que aquilo irá acontecer, mas o que ocorre é que fulano calcula e vislumbra os efeitos futuros de uma tal tendência, levando-se em conta vários fatores psicológicos e ambientais. Por exemplo: uma pessoa deve atravessar um tal evento, uma doença grave. Essa pessoa é pouco espiritualizada. Então, pelas tendências, calcula-se que essa pessoa irá reagir de forma negativa, recusando-se ser atravessada pelos efeitos do evento, revoltando-se. Ser positivo nessa hora, não significa exatamente esperar pela cura. Isso já é instintivo, a esperança de sobreviver. Ser positivo é andar pra frente e enfrentar. Cumprir o que tem de ser cumprido.Se a pessoa se revoltar, vai estender os reflexos dos efeitos da tendência (a doença, nesse caso) por muito tempo desnecessariamente. Se aceitar, vai enfrentar, passar pelos efeitos passageiros e cíclicos da vida, falecer, se for o caso, ou viver, se for possível, e pronto!! Aquele nó será desfeito!! Mas quanto mais puxamos a corda, mais o nó se aperta!! É o instinto que age por nós nesse caso, e não a Razão.

O instinto é que se debate contra algo que temporariamente nos tira do conforto da matéria e nos traz a dor da matéria. Vejam os animais, os mais instintivos de todos: um gato, quando fica doente, ele não esperneia, ele aceita a doença e se retira para um lugar de paz, para penar sozinho. Aceita e a natureza faz o seu trabalho. Algums vezes se cura ou é curado, outras não. Afinal, “a morte é o trabalho da Vida”!! O Karma, para ser desfeito, depende de nos sobrepormos aos reflexos dos instintos. Se alguem me bater, eu devo me esforçar e não matá-la simplesmente. A Razão deve vencer os Instintos!!

Anúncios

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s