Frustrado ao descobrir que era um ano mais novo…


Me lembrei essa noite de um fato, do qual tomei nota em um caderno meu de anotações. Me chamou a atenção, não sei muito bem que sensação tive. Talvez, perplexidade, frente às misérias da humanidade. Ao retornar do Bar do Professor (em Palhoça, SC, hoje já fechado) para casa, passei num outro bar, a Toca da Raposa, esse bem mais próximo à minha casa. Era, segundo a minha nota, 17/10/2003. Entrei, comprei um maço de cigarros, e já ia saindo, quando me dei conta de uma discussão acalorada. Aparentemente, era só mais um certame sem continuidade, entre bêbados. Mas, percebi que significava algo de triste para um dos alccolizados. E pretsei atenção nas falas. Estavam ali, além de mim, outros 4 ou 5 personagens.

Esses últimos tentavam convencer um cidadão, já bebum, que, se ele nascera a 22 de outubro de 1971, iria ele então completar 32 anos. Ele insistia que faria 33 anos. Tdoso, inclusive eu por um momento, tentaram convencê-lo do óbvio. E ele era um funcionário público de carreira…

Ele pensava há muito tempo, pelo que demonstrava, que era mais velho do que realmente era. Desesperou-se (isso mesmo, esse é verbo correto!!). Um ar comportado de decepção. Mais do que ver que não tinha razão, percebi nele uma coisa estranha, em sentimento de frustração. Discussão banal, que perdurou por bons 15 minuros.

Como a ilusão ( ou a desilusão) dói num ser humano!! me tocou aquela cena, aquele olhar de alguém que se sentiu enganado, o último a perceber uma verdade, apesar de tão irrelevante, de maneira geral. Aquela cena de revolta, por saber, de repente, que era mais jovem. Que ótimo para ele!! Por certo, ele não pensava bem assim… O álcool exacerbou aquela mágoa contra si próprio, por constatar sua ilusão e distração. Se lhe passou despercebido algo tão óbvio, imaginemos o que podia lhe passar de mais grave por baixo de seu nariz!! Vi um rosto que parecia querer se desintegrar.

Mas só ele poderia se desintegrar. Nossos pontos-de-vista são sempre somente nossos…

Escreva abaixo seu comentário:

