Lúcifer e o mito de Prometeu


Aqui, mais um assunto indigesto para muitos dos meus leitores, e até mesmo sacrílego para alguns que aqui chegarem pela primeira vez. Outros, e eu sei disso, se escandalizarão.

O tema de hoje é um dos que mais me intriga até hoje em meus estudos e leituras internet afora. Lúcifer é o tema. Neste post, outras opiniões minhas e re-abordagem de alguns posts antigos.

Esse é um dos personagens mais temidos da história da humanidade, cuja descrição horripilante se enriqueceu de detalhes, cada vez mais sórdidos, com o passar dos séculos. Mas qual a origem do mito de Lúcifer, criado pela Igreja??

Os cristãos apelam para a tradução da Bíblia Vulgata, do século IV, feita do hebraico para o latim, que citando um texto de Isaías, vêem a alusão ao Anjo caído que teria desafiado a Deus, embora o texto, em estilo poético, se refira claramente, segundo o contexto, a um rei da Babilônia. O texto de Isaías, em que se basearam os exegetas cristãos para a criação do Diabo é o seguinte:

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! [como] foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!

 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao éu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.   

 
 

 

 

Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 

(Isaías 14: 12-14)

As expressões estrela da manhã e filho da alva, em hebraico Helel Ben-Shahar (“o Brilhante Filho da Aurora”), foram traduzidas para o Latim como Lúcifer, ou Aquele que traz a Luz. Em hebraico, era a forma poética de se referir a Vênus, o planeta brilhante que aparecia antes do Sol nascer no leste, e que parecia “trazer” a Luz, ou anunciá-la. O profeta Isaías se referiu, de forma irônica, a um rei babilônico e sua soberba, usando essa expressão.

Os cristãos levaram em conta, decisivamente, para formular sua teoria de Diabo-Lúcifer, apenas essa passagem. Pois, a rigor, não há nenhum texto que aluda explicitamente à Lúcifer como rei do Inferno. Repito, a rigor, apenas uma metáfora é usada como instrumento de intimidação dos fiéis. É uma doutrina dualista, que separa tudo em bem e mal, em luz e sombra irreconciliáveis, que torna cada ato humano passível de condenação eterna. Uma vida com medo dum Inferno que eles nunca viram e nem podem assgurar que exista realmente. E essa vida de medos, na minha opinião, não é a vida livre que Jesus disse que a Verdade nos traria. Acorrentados a dogmas e a leis. Uma vida sem indulgências, em que o único perdão possível consiste na adesão e confissão numa das milhares denominações cristãs que alegam, cada uma a seu modo, ter o “ministério” de Cristo. Jesus não nos livrou do pecado. Ele nos livrou da culpa do pecado, do pecado que não existe.  O inferno não existe, e há muito tempo a Igreja deixou de considerar o Inferno como um local para clamá-lo como o estado de afastamento de Deus. Sendo assim, o inferno pode ser aqui ou ali, pode estar dentro de mim ou de você. O inferno é aqui e o Paraíso também.

Mas, voltando ao assunto…sim, há muitos outros mitos que se referem a Lúcifer, metaforicamente, em culturas como a grega. Nesta última, Lúcifer é claramente identificado no mito de Prometeu, o titã que, por amor aos homens, roubou o fogo da sabedoria dos deuses do Olimpo.

Assim, como Prometeu, não tem a aparência hedionda que acabou incorporando na Idade Média, criada pelas mentes doentias dos teólogos cristãos, e alimentada pelas mentes ainda mais degenradas dos fiéis supersticiosos. Como Prometeu era um homem, um gigante, que por querer livrar a humanidade ingênua e ignorante da soberba dos céus, arriscou-se a trazer a Sabedoria e a Inteligência aos mortais, que mais não precisariam acreditar em tudo, sem o direito de questionar.

Prometeu, acorrentado a uma rocha, por ordem de Zeus, tem seu fígado devorado por um abutre duariamente.

Pintura de Elsie Russel, “Prometheus”. 1994. 

Então Zeus teria se irado contra Prometeu, e o acorrentado a uma rocha, na qual teria seu fígado devorado todos os dias por um abutre, e em seguida regenerado para que o tormento se repetisse por todos os dias. Hércules o teria libertado posteriormente. Por vingança, Zeus, o Rei do Céu, ainda teria enviado Pandora, com a caixa que traria todos os males atuais da humanidade. É a Lei do equilíbrio: um benefício corrsponde a um obstáculo, uma oposição, enviada do Céu. Isso me lembra Jesus falando que “viu Satanás (Opositor) caindo do céu como um raio”.

Outra coisa que não é verdade. Se existissem mesmo, Lúcifer e Satanás não seriam a mesma entidade ou força. Não há absolutamente nada na Bíblia que justifique essa crença cristã. Inclusive, em um post anterior, eu disse que Jesus, na primeira versão da Bíblia em latim (séc. IV) também foi chamado de Lúcifer. A passagem é na 2ª carta de Pedro, cap. 1, vers. 19, se referindo a Jesus:

et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris.  

 

 

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos como a uma luz <lume> que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da manhã apareça <saia> em vossos corações.

É do mito de Prometeu, inserido nas antigas culturas pré-cristãs, que surge a idéia de um rebelado como opositor dos deuses. E o próprio significado do nome de Prometeu já pressupõe seu estado de sabedoria (“Aquele vê adiante”, “Aquele que pensa antes”).

Segundo o mito, sob a autorização de Zeus, Prometeu e seu irmão, Epimeteu, vieram para povoar a terra. Me lembro daquela passagem do Gênesis: “Quando a humanidade começou a ser mais numerosa na terra e foram nascendo mais mulheres, os Filhos de Deus viram que estas eram belas e cada um deles escolheu para sua mulher aquela que mais lhe agradou. […] Havia então na terra os gigantes (Titãs) e continuaram depois a existir. É que os Filhos de Deus tinham casado com as filhas dos homens e tinham gerado filhos. Foram estes os famosos heróis dos tempos antigos.” (Gn, 6, 1-4).

Uma última questão prende-se com a criação dos seres humanos por Prometeu-Lucífer, apenas aflorada anteriormente. Lúcifer é aqui equiparado ao Demiurgo gnóstico só no sentido em que, não sendo o verdadeiro Deus, é um criador também. Segundo um os Três Livros de Enoque, bisavô de Moisés, (estes livros, não pertencendo ao cânon, foram citados e reconhecidos como inspirados por vários Pais da Igreja), Deus escolhera um grupo de anjos específicos (os quais, posteriormente, cairiam) para auxiliar na construção do Éden. A narrativa descreve como se apaixonaram pelas mulheres e lhes geraram prole, razão pela qual, segundo o autor teriam sido expulsos.

Prometeu, desde o início, elevou os homens à condição de Deus, dando-lhes o saber (do qual o fogo, em última análise, mais não é que, enquanto luz (Iluminismo), uma metáfora), o que incendiu tanto a ira de Zeus. Aqui, vemos, obviamente paralelismos bíblicos, com a Árvore do Conhecimento que Deus proibiu Eva e Adão de comerem. Mas a Serpente-Lúcifer-Prometeu dá a maçã aos homens, trazendo-lhes o conhecimento, o qual, inevitavelmente, traz sofrimento, quer ao tentador, quer aos tentados. É isso que nos diz não só o relato do Génesis, mas também o mito grego, quando, por um lado, Prometeu é agrilhoado no Cáucaso, por outro, Pandora desce à terra com os males do mundo e os liberta, punindo a nossa raça. Uma outra vez, reforça-se a ligação Lúcifer-Prometeu.

 

  Leia mais: http://ars-scientia.blogspot.com/2006/07/prometeu-lcifer.html

 

 

Anúncios

53 comentários em “Lúcifer e o mito de Prometeu

  1. Nossa que confusão!!
    A bilia é tão antiga quanto os Sumérios, sendo assim, eu acho que Marduk tem mais a ver com Prometeu do que propriamente Lucifer. Lucifer é um arcanjo. Marduk é que esteve aqui pela terra desafiando não só Anu – o Pai dos Deuses, como tambem muitos outros deuses.

    Abraços
    Luiza

    Curtir

    1. Esqueci de dizer que os deuses e mesmo Marduk usavam coroas com chifres, quanto maior sua posição, mais chifres possuiam. A Igreja não está totalmente errada, ela só errou ao confundir Lucifer com Marduk. Marduk prejudicou muito os homens, fez guerras a seus irmão deuses e tomou o poder a força. Ele era cultuado na Babilonia como o deus de chifres.
      Acho muito interessante este tema.

      Luiza

      Curtir

      1. Oi Luiza!!

        É um prazer sempre receber um novo sedento por respostas em meu humilde espaço.

        Bem, com certeza a Bíblia é tão antiga como os sumérios , mas como recontagem dos mitos sumérios, assim como de outros, como o de Mitra ou Sol Invictus (Novo Testamento). A diferença é, que no tocante a Jesus, ele realmente foi um Avatar encarnado, e não somente um mito (digo, ele encarnou um Arquétipo, o Arquétipo Solar daquele que “dá a vida, e vida em abundância” – o Sol). Mas, se formos investigar a fundo, veremosque rodos os mitos bebem de uma Fonte Universal, com significados que ressoam em ondas análogas, desde as bactérias até as mais intrincadas Cosmogonias conhecidas. Tudo flutuando em ondas concêntricas, como que em uma lagoa em movimento harmônico.

        O princípio da manifestação do Espírito na matérial, regido por Lúcifer, que faz com que a Centelha divina seja atraída para a matéria para suas experiências e evolução, é a mesma que faz uma proteína sem DNA se tornar uma cida (vírus) e uma nebulosa dar origem a uma estrela. Sem Lúcifer não haveria manifestação. O espírito continuaria puro, e orbitaria eternamente a Fonte da sua Criação, mas nunca teria a escolha de obedecer e voltar um dia à sua Fonte por vontade própria. O princípio da liberdade, da Liberdade de escolha reside em Lúcifer. O tal livre-arbítrio, que os crentes de todas as religiões se arrogam para “obedecer” e seguir a Deus é devido a Lúcifer, o primeiro a dizer “Eu escolho”. E porque escolheria se afastar de seu Criador?? Pois não havia alternativa ao Criador, pois Ele era a Realidade Única, a Única Opção, já que Ele é o Uno. Era necessário, para que houvesse a Liberdade, que um Fogo gerasse uma diferença na Luz (o que os físicos chamam de voltagem – ou Diferença de Potencial). Com essa diferença, haveria a mudança, e com a mudança, o primeiro movimento, a primeira faísca. É por isso que até hoje a eletricidade é tida como sendo de princípio ígneo (do Fogo), porque gera uma diferença, gera a vida, o movimento. Sem esse movimento, não haveria Vida.

        Nesse particular, Lúcifer se aproxima muito de Exu, o primeiro Criado (assim como Lúcifer), regendo o movimento em espiral Dinâmico, propalador da Vida e sendo a Energia que liga o Céu à Terra, os homens aos Orixás (Deuses).

        Curtir

      2. Ah ta…e pq acho q Lúcifer se aproxima de Prometeu?? Pq Prometeu é amante da liberdade e não do Caos e do poder (Marduk). Rebeldia não é perversidade. Não é guerra. Rebeldia é a consciência do direito frente a um Poderio central. Lúcifer amaria tanto a Luz que gostaria que seres afastados da Luz viessem à Luz por vontade própria. “Aquel que traz a Luz” –>> Lúcifer é análogo a “Aquele que vê adiante” –>> Prometeu. O Espírito de Sabedoria (Fogo) que Prometeu trouxe aos homens é idêntico ao Fruto do Conhecimento trazido pela Antiga Serpente (símbolo da Sabedoria). A maldição de Pandora é análoga também à morte que o Fruto do Conhecimento trouxe a Adão e Eva.

        Simples divagações. Chegam a ser intuitivas, embora não propriamente fundamentadas em teses, mas…

        É isso aí!!

        Curtir

      3. Olá Ebrael.

        Sou Umbandista e estudo ocultismo há 25 anos. Dentro da área encontrei muitas pessoas que tentaram explicar qual o papel de Lúcifer na Criação. Quero parabenizá-lo pela maestria e simplicidade com que conseguiu desempenhar a tarefa, inclusive fazendo a analogia com o Orixá Exú, tão injustamente criticado e mal interpretado. Agradeço pela criação desse blog, possibilitando a muitos, uma conversação profunda, instrutiva e espiritualizada!

        Paz, Namastê!

        Curtir

      4. Oi Maria Paula,

        Bem, eu sou totalmente avesso a superstições e estereótipos infundados, além de que o mito de Lúcifer me atrai deveras o interesse, talvez pela identificação que faço dele com o tipo “puro-sangue” de escorpiano que eu sou. A figura da Estrela Errante, ou cometa, que traz Luz e Sabedoria do Fogo, dos confins dos Eons e Universos, e que não deixa nada em seu lugar, reorganizando e reacomodando todas as coisas em seu caminho, através da purgação do Fogo, fascinado por sua própria Luz e sua independência em relação à Luz.

        Ele orbita o Sol, como um cometa, mas nunca lhe sendo submisso, como as outras forças astrais (sete planetas) o são. Esta Liberdade, conquistada a preço de sofrimento, sustentada por um orgulho louco, porém belo, é que me fizeram escrever esse texto. Exceto pelas referências ao mito de Prometeu e outros ensinos anteriores, todo o corpo do texto foi escrito intuitivamente (se é que você me entende), assim como esse poema que vou te linkar aqui:

        http://ebraelshaddai.wordpress.com/2009/01/20/alma-estelar/

        Volte sempre!!

        Bjs!

        Curtir

  2. O caso Ebrael, é que Lucifer é o portador da luz e nós somos a luz. Ele é o criador do ego(o questionador), ele mesmo disse isso. Li algumas mensagens de Lucifer canalizadas por um portugues chamado Vitorino de Souza, e sei que essas mensagens são verdadeiras pelo amor enorme que senti da parte de Lucifer quando li a primeira mensagem. Ele diz que nunca encarnou na Terra e diz tambem que nunca teve chifres. Eu era da Wicca gardneriana e depois disso nunca mais consegui cultuar Lucifer(o deus de chifres da Wicca). Acho que ele não queria ser cultuado, só queria ser liberado do papel de malvado. Mas, pode ser que Lucifer tenha alguma coisa a ver realmente com o mito de Prometeu, pois só sairemos da escuridão(só seremos libertados) pelas mãos de Lucifer. Foi ele que nos conduziu para cá e nos conduzirá de volta a luz(será que é por isso que ele é chamado o portador da luz?), não podemos atravesar sem o auxilio dele. Soube disso tambem por intuição, pois soube disso antes de ler exatamente isso em uma de suas mensagens. Bom, dei a mão a ele, e sabe o que eu vi na escuridão? Nada. Na escuridão não tem absolutamente nada e é por isso que o livro “Um Curso em Milagres” é verdadeiro quando diz que este mundo é uma ilusão porque aqui é o nada.

    Abraços
    Luiza

    Curtir

    1. Confesso que não entendo nada de mitologia e menos ainda da bíblia, apenas li os livros de Zacharia Sitchin, e muitos relatos da bíblia estão nas tabuinhas Sumérias.
      Bom, com relação a Jesus, ele diz no livro “Um Curso em Milagres” que ele é um de nós, exatamente como nós, só que ele se lembrou do espirito antes que a gente. Se nos entregarmos ao Eu Superior vamos atingir o mesmo grau de entendimento que Jesus atingiu. Neste livro a unica realidade é Deus e o Filho de Deus. O Criador e Lucifer(nosso criador?). Posso estar errada. mas acho que na verdade Lucifer é o Cristo. O que voce acha?

      Abrs
      Luiza

      Curtir

      1. Bem, em duas passagens do Novo Testamento, Jesus é referido como sendo a “Brilhante Estrela da Manhã”. É em 2 Pedro 1:19 e no Apocaçipse 22:16. O curioso é que na versão latina Vulgata da Bíblia, em 2 Pedro 1:19, é dito assim a respeito de Jesus:

        et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris.

        E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da manhã apareça em vossos corações.

        Não posso garantir, mas Lúcifer, mitologicamente e na Maçonaria, Lúcifer é Vênus, enquanto Cristo é um mito Solar. Ele antecede o Sol. Mas no Apocalipse, Cristo se diz Lúcifer. Há contradições, mas basicamente, diria que o próprio 666 é um número solar, segundo a filosofia pitagórica. (Leia
        http://ebraelshaddai.wordpress.com/2009/06/23/porque-jesus-n…rei-dos-judeus/)

        Segundo o mito de Prometeu, ele seria o criador dos homens, pois ele próprio teria formado o homem do barro da terra também. E como sabemos quem é Lúcifer para os maçons, não seria ele o Grande Arquiteto do Universo??

        O meu email está no menu lateral. Se vc quiser conversar comigo no msn, me adicione. Estou todas as noites a partir das 23h.

        Bjs

        Curtir

  3. Hum… Maçonaria, governo oculto, conspiração, confusão…
    Na Wicca, Lucifer é o Deus Sol, e a Wicca é uma versão nova da antiga religião, já a Maçonaria… não sei não.
    Segundo as tabuas sumérias, quem estava baseado em Vênus era Marduk, não podemos esquecer que Marduk era cultuado em outros varios lugares com nomes diferentes, e justamente prometeu confundir os povos e as línguas.
    Eu tenho quase certeza que o Deus da Maçonaria é Marduk e não Lucifer.

    Eu só entro na internet depois da meia noite, não tenho MSN, mas vou fazer um, adoro conversar sobre este assuntos.

    Abraços
    Luiza

    Curtir

    1. Quando digo que Lúcifer esteja ligado a Vênus, o faço baseado no culto que os romanos lhe rendiam, já que a palavra Lúcifer é latina, e como vc já sabe, significa “Aquele que traz a Luz”. Ele não é a Luz. Vênus era o astro que anunciava a chegada do Sol pela manhã, por isso os judeus o chamavam de “Helel Ben-Shachar”, ou o “Brilhante Filho da Aurora”.

      Não quero misturar as mitologias, vc me desculpe se pareço um pouco confuso, mas é que gosto de fazer estudos comparados das religiões e mitologias.

      Noutra Religião da Natureza, o Candomblé, é contado como Ogum (Deus da Guerra, influência de Marte) também fez guerra a seus irmãos e conquistou todos os reinos vizinhos ao seu. Será que não teria alguma chance de Marduk se aproximar da influência marciana??

      Curtir

      1. muito boa a comparação! afinal não há nada de novo embaixo do sol!gosto muito da segurança e lucidez que você expõe seu ponto de vista, pois isso é pesquisa!

        Curtido por 1 pessoa

    2. Olha Luiza estou maravilhado com esse assunto que sou fã, pena que não encontro gente pra conversar esse tipo de assunto, mas parabéns pelos comentários, valeu mesmo, abraço. A MÃE TERRA PEDE SOCORRO…

      RAUL ANTONINO DE ALMEIDA

      Curtir

      1. Na verdade, fui eu quem escreveu, mas a Luiza é que aqueceu deveras esse debate. Vc pode me adicionar a seu msn (elohim_gibor@hotmail.com), se quiser conversar sobre o assunto. Ou então, clique no link de Contato, no menu superior e me deixe seus questionamentos que eu respondo logo que possível.

        Abraços e Paz!!

        Curtir

  4. É Ebrael, isso tudo é um quebra cabeça e não sei se algum dia conseguiremos montá-lo, pois é tudo uma questão de interpretação, sem dizer que a confusão foi proposital. Este “Brilhante Filho da Aurora” pode ignificar muita coisa.
    “Aquele que traz a luz” pode ser a propria luz, afinal por ele ser a luz, pode traze-la. O Cristo é luz e segundo “Um Curso em Milagres”, Deus é amor e amor é luz.

    Segundo o “Livro Perdido de Enki” de Zecharia Sitchin, Marduk era comandante de bases em Marte tambem.

    Eu tambem gosto de comparar as mitologias umas com as outras, porque a história é uma só, apenas contada de maneiras diferentes. Estou mais empenhada em descobrir a base unica de todas as religiões, como todas as religiões foram criadas para controlar, manipular, dominar e fazer escravos, eu acho que a base unica de todas elas vem de Marduk e seus seguidores.

    O livro “Um Curso em Milagres” tambem diz que cultuar ídolos é sempre para se ter mais de alguma coisa. A intenção principal por traz de todos os cultos é tirar vantagem atravez dos favores de algum Dues (ídolo)

    Abraços
    Luiza

    Curtir

    1. O Brilhante Estrela Matutino é a personalização do primeiro conceito de identidade e ideal de personalidade concebido pelo Filho Criador, e a manifestação, no universo local, do Espírito Infinito. Retrocedendo aos dias iniciais do universo local, antes da união do Filho Criador e o Espírito Materno nos laços da associação criativa, de volta aos tempos de antes do começo da criação da versátil família de filhos e filhas deles, o primeiro ato conjunto da associação livre, nos seus primórdios, dessas duas pessoas divinas, resulta na criação do Brilhante Estrela Matutino, a personalidade espiritual mais elevada do Filho e do Espírito.

      Apenas um desses seres de sabedoria e majestade é trazido à existência em cada universo local. O Pai Universal e o Filho Eterno podem, de fato, criar um número ilimitado de Filhos Criadores, iguais a eles próprios em divindade, e eles o fazem; mas esses Filhos, em união com as Filhas do Espírito Infinito, podem criar apenas um Brilhante Estrela Matutino em cada universo, um ser como eles próprios, que compartilha livremente das naturezas combinadas deles, mas não das suas prerrogativas criativas. Gabriel de Sálvington é como o Filho do Universo em divindade de natureza, embora consideravelmente limitado em atributos de Deidade.

      Esse primogênito dos pais de um universo novo é uma personalidade única que possui muitas características maravilhosas, não presentes visivelmente em nenhum dos seus ancestrais, um ser de versatilidade sem precedentes e brilho inimaginado. Essa personalidade superna reúne a vontade divina do Filho, combinada à imaginação criativa do
      Espírito Materno. Os pensamentos e atos do Brilhante Estrela Matutino serão sempre plenamente representativos de ambos, Filho Criador e Espírito Criativo Materno. Esse ser é capaz também de uma ampla compreensão das hostes seráficas espirituais, bem como das criaturas materiais evolucionárias, e de ter um contato compassivo com ambas.

      O Brilhante Estrela Matutino não é um criador, mas ele é um administrador maravilhoso, sendo o representante administrativo pessoal do Filho Criador. Afora a criação e a transmissão da vida, o Filho e o Espírito Materno nunca deliberam sobre procedimentos importantes no universo sem a presença de Gabriel.

      Extraído do Livro de Urantia – LivroII – Gabriel o comandante executivo

      Curtir

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Vc precisa conhecer mt do reino espiritual!!! Ele é tão real, não se resume a Palavra de Deus, que por si só é Maravilhosa!!! QUe Deus revele a você o mundo espiritual! Mostre a vc quem são os demônios, se eles existem de fato!!

    Deus abnçoe vc!

    Curtir

    1. Se vc diz q existem, então eles existem. Mas eu digo q seres chifrudos, cujo nome é Satanás, que são maus em essência (na origem) não existem, E o q existe?? Da missa vc não deve saber a metade, ou melhor, do culto. Que Deus te revele quem é o teu Deus, e te mostre quem são os verdadeiros “demônios”. O único ser capaz de ser prejudicial ao homem é ele mesmo. O único capaz de condená-lo é o próprio homem. Se não existe culpa, não haveria a crença em um pecado, pois só se diz pecador quem se culpa por algo. Não é necessário se culpar para dizer q fez algo errado. Basta q se busque consertar esse algo, e não esperar q alguém venha derramar seu sangie pra apagar esse pecado, quem alguém venha me fazer merecedor de algo sem q eu tenha o mérito disso. Isso não é amor, isso é ódio, é nunca desejar q o homem amadureça por suas próprias forças. Pra isso lhe foi dado o livre arbítrio. Esse “amor” q vc diz q seu deus devota à humanidade é desprezo, é querer fazer do homem um ser dependente. Deus me fez livre, e não vou me deixar prender por nada. Deus é Amor, e não escravidão.

      Disse “seu deus”, pois para mim esse deus q vcs adoram com certeza não é o Criador, e não é o Deus de Amor.

      Curtir

  6. É isso aí Ebrael
    Se não existisse culpa neles, não haveria necessidade de um “deus despresível”, eles projetam a sua propria necessidade de punição em um deus imaginário ou então em pecadores. Eles não sabem que os demônios são deles. Eles não sabem que projetar a culpa para fora de si mesmos é só um meio de se livrar dela. Eles não sabem que o mal(pecado) esta neles mesmos.

    Deus é amor e só pode amar. Só em uma mente doente o Deus Amor pode tambem odiar.

    Abraços
    Luiza

    Curtir

    1. O REINO DOS CÉUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ E AO SEU REDOR E NÃO EM TEMPLOS DE PEDRA E MADEIRA, corte um pedaço de madeira que estarei lá, levante uma pedra e me encontrarás…Quem descobrir o verdadeiro significado por trás dessas palavras, não conhecerá a morte…

      como diz a música …NÃO CRER EM DEUS DE BARRO NEM DE METAL O BEM É SUPRANORMAL, (KGB)

      Curtir

    1. Cara, boa pergunta a sua, tentei procurar, atendendo seu pedidp, mas não encontrei a origem sa imagem. Ela foi tirada do google images mesmo…

      Lamento não obter,por ora, a resposta q vc quer, mas vou continuar procurando.

      Abçs!!

      Curtir

  7. Pela primeira vez estou avistando seu blog, e o asunto me interessou!
    Confesso não ter o nível de conhecimento, que os blogeiros, aqui vistos, mas se for possível gostaria fazer comentários.

    Estava justamente pesquisando mitologia grega, pois estou fazendo um curso de letras.
    UFPB VIRTUAL/UAB

    Deixo aqui um passagem bíblica.

    Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7

    Curtir

  8. Estava navegando, procurando por Prometeu e encontrei mais que esperava. Gostei da discussão e cada vez que penso que entendi algo, eis que este algo se avoluma me chamando à reflexão. Esse debate nos leva cada vez mais adiante e também distante da palavra final. Adorei. Gostaria de saber quem é o autor da obra citada “Um curso em Milagres” e onde posso adquiri-la, assim como o “Livro Perdido de Enki”. Um grande abraço. Helena.

    Curtir

  9. Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Vale para a matéria, vale para os mitos. Não existe isso de “revelação”: todo mito humano deriva em maior ou menor grau de mitos anteriores e conceitos presentes no inconsciente coletivo, tais quais o herói que volta dos mortos, a virgem que dá à luz e por aí vai…

    Curtir

  10. Vocês não imaginam a minha alegria em ver que existem pessoas como eu. Questionadoras e verdadeiras buscadoras da VERDADE, oculta por milênios atrás de mentiras sórdidas com a única finalidade de criar seres escravos e submissos além de incultos, afastando-os da SABEDORIA e da VERDADE que verdadeiramente SALVA. Muitos citam a Bíblia como único livro da VERDADE, porém ele é uma compilação de crenças ditas outrora e ainda hoje “pagãs”, mudando seus nomes e formatos para se adequar a “catequese” pretendida, dominar pe4la submissão ao PODER DIVINO que PUNE com o INFERNO, se você não se submeter. Ora, se assim fosse, não seríamos dotados de livre arbítrio, e DEUS teria descriado SATANÁS assim que visse que sua criação degenerará, da mesma forma como fez com a humanidade em diversas ocasiões, somente porq

    Curtir

  11. Desculpe pela postagem incompleta…
    porque estava chateado. A Bíblia é bem clara em alguns pontos, como no Gênese “…crescei em graça e CONHECIMENTO…”, e “Caim coabitou ao Norte, teve filhos, erigiu uma cidade a qual deu o nome de seu filho ENOQUE”, “façamos o homem a NOSSA imagem e semelhança”, são entre outros situações ocultadas da forma mais absurda, simplesmente…”isto é Mistério…”.Não creio de maneira nenhuma que Prometeu seja MITO. É de fato o real Criador da Raça Humana aperfeiçoada depois e aleijada mais tarde, por desconexão de fitas de seu código Genético, visto que, ele nos protegeu e nos educou, não desconectaria nosso código genético para que os poderes a nós conferidos não pudessem ser utilizados. Nosso Código Genético possue como é dito, mistura de muitos animais da Terra e também gens alienígenas, porém só 3% dele é ativo, 97% está desconectado, ou seja fomos deixados com o kit sobrevivência escravo.

    Curtir

    1. Olá, Fátima,

      Imagino que vc realmente esteja aliviada entre seus correligionários; enfim, os descobriu….kkkkk…claro há coisas que vc sabe e eu não, e vice-versa. Mas podemos trocar mais idéias a respeito no MSN. O endereço do meu MSN é o mesmo do e-mail.

      Com votos de Paz Profunda e aguardando seu contato,

      Ebrael.

      Curtir

  12. Luzebel (ou Shiva) é o nome dele… E por amar tanto à Deus se sujeitou a fazer o serviço “sujo” do universo, ou seja, renovar condições, qual Fênix… Os escritos nos dão conta de histórias dúbias… parte segue a vida mundana/cotidiana, e a outra parte, trata da vida espiritual/ascenção… portanto, quer seja na Bíblia, ou nos Vedas, ou qualquer outro, há que se analisar profundamente as entrelinhas, e não a interpretação literal… Pax! Shalom! Vida longa e prosperidade…

    Curtir

    1. Olá Zen,

      Não sei se a palavra “amar” seria a mais adequada a Lúcifer. Talvez, poderia eu dizer que ele era de tal maneira “inerente” à Divindade, tão substancialmente inerente ao Criador, que não poderia objetivar outro destino senão o de lhe opor resistência, tamanha era sua fascinação pela “Luz” de que é Portador. Ainda que seja eternamente oposto, por polaridade, ao Uno, por sua natureza dual. Por ser ele próprio o nr. 2, ou o segundo ser criado, depois do Nequdah Rashunah, não haveria como se unir, nunca mais, à substância primeva.

      Mas, Adam, possuindo as potências de todos os 10 números, inclusive o UM, somente passando pelo 3 e pelo 2 (as duas primeiras potências duais, o primeiro de opostos, Sabedoria e Entendimento), é que chegaria a alcançar (ou ser retomado por) o UM. É o chamado Abismo de Da’ath (a Sabedoria Oculta, a 11ª sephirah da Árvore da Vida), que separa a Criatura do Criador (Demiurgo). O Criador do Universo Manifestado aqui, diga-se, não é o Ser Eterno Ain (Existência Negativa), mas apenas o Grande Arquiteto do Universo.

      Recomendo tbm a leitura do meu artigo, correlacionado, Stella Matutina:

      http://ebraelshaddai.wordpress.com/2009/07/23/stella-matutina/

      Abçs!! Shalom LeKh’a!!

      Curtir

  13. Discussão sempre oportuna, já andei estudando e devo acrescentar que é preciso aprofundar conhecimentos de outras cosmovisões, menos clássicas, mas não menos complexas, profundas e reveladoras. Em que confirmaremos a riquíssima gama de criações do ser humano, para explicar suas dúvidas.
    Sobre os anjos caídos, é bom ler a criação do mundo na tradição Yorubá.
    Entre os deuses incumbidos, um grupo recusava-se a cumprir a criação do Mundo,por não verem nisso, qual a utilidade. Os outros deuses realizam a criação. Quando da criação do ser humano, aqueles deuses, que previam desgraça,forma punidos com o castigo de encarnarem nas novas criaturas,para trazerem o conhecimento sobre as matérias que as circundavam.Como transformar frutos e raízes em alimentos ou metais e pedras em ferramentas. Note-se o papel do elemento fogo, essencial nos processos de transformação da matéria,que representam o domínio de conhecimentos e dos materiais, passos de evolução na qualidade de vida da humanidade.

    Curtir

  14. Minha adimiração é ver algumas pessoas desperdiçar tanto conhecimento, em defender uma causa que por decreto divino já foi sentenciada para toda eternidade. Lúcifer!…Ele deixou de existir desde quando foi expulso do céu, mas infelizmente , ele tem conseguido até hoje, querer se passar por anjo de luz. Na verdade ele, era lúcifer, e deixou de ser quando foi tirado dele um fogo que consumiu a ele. Ezequiel 28:verso 18. Meu amado, não sei de que fonte você extraiu essas ídéias satanistas, mas uma coisa você pode ter certeza. Que a bíblia é a principal fonte de verdade que o mundo conheceu, por infelicidade você foi mais um dos que cairam no engano de satanás, o opositor; ou, aquele que continua se opondo a Deus, Mas ainda há tempo de você se converter a Cristo e abandonar essas ideias malucas, seja você um maçon. um iluminate ou um dos membros do espiritismo bem aprofundado.Quanto à passagem de Ezequiel sobre o Rei de Tiro, você não entendeu nada, Abra os olhos e veja se vc consegue meditar outra vez na passagem e conseguir enchergar o próprio satanás na vida desse Rei. Por Outro lado, esse rei nunca esteve no jardim do Eden , e esse mesmo rei nunca foi querubim ungido, abandone essas mitologias que não te levarão a nada, e procure a trabalhar com a verdade. JESUS É A VERDADE, E SATANÁS; NÃO LÚCIFER, CONTINUA SENDO MENTIROSO COMO NUNCA. Nã~me inteprete mal, em momento algum quis ofender ninguém. Minha preocupação é a salvação de vocês que só pode ser encontrada em Jesus

    Curtir

    1. Nunca se tenta “salvar” alguém” achando que ele/ela vai partilhar de sua visão simplesmente por vc dizer que Deus te mandou dizer isso. Nunca! A iluminação é uma experiência pessoal O Encontro com a Divindade é algo pessoal, encontro como o de Jacó com o Anjo do Senhor, em que lutou durante toda uma noite… Não é por meio de sua opinião que hei de, infalivelmente, encontrar Deus. Deus está em você, não exatamente em suas visões religiosas.

      Definitivamente, achar que Jesus é a única via de salvação, seja qual interpretação tendenciosa vocês dêem às palavras de Jesus, é excluir e banir todos os outros enviados de Deus à Terra, todos seus filhos e servidores abnegados. Muitos deles também contribuíram com palavras edificantes à redenção do ser humano! Sem contar que, se vocês já leu a respeito desses outros servos do Senhor de outras terras, você realmente apenas leu, estudou, mas nunca viveu nada do que eles ensinaram para que possa execrar ou relegar à inutilidade suas palavras.

      Se você não se porta como nobre na favela, nunca será nobre no castelo! se você não vê luz em ensinamentos de Buda e Krishna, nunca entenderá nem viverá genuinamente ensinamento algum de Jesus de Nazaré.

      Curtir

      1. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes:Em verdadevos digo que eu SOU A PORTA das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim (filósofos, mestres, gurus, etc.) foram ladrões e salteadores, mas (as verdadeiras) ovelhas não os ouviram. Eu SOU O BOM PASTOR; o bom pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo (os falsos mestres) as arrebata e dispersa. Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS. João 10
        O sangue precioso derramado na cruz pré-figurando o cordeiro do sacrifício no TABERNÁCULO, é a moeda de negociação com o deus desse mundo:SATANÁS. Alguns, foram salvos para uma vida eterna outros sucumbirão para sempre.

        Curtir

  15. ❖”Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
    Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à deusa chamada Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para sua própria vergonha?
    Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará.”◆Jeremias 7:17-20 (João Ferreira de Almeida)

    ➠Meus amigos, será a Bíblia o único livro que correctamente, e para o bem dos nossos “neurónios” (por causa da confusão contra Deus), nos ensina a adorar apenas Um, o verdadeiro DEUS?
    Temos em Êxodo 20 o ensino de que não teremos outros deuses diante de DEUS, e nós o que fazemos com este mandamento?—Interpretamos à nossa maneira, dizendo “ai é? então espera lá, aqui diz “diante de (contra) Deus”, o que quer dizer que posso ter outros deuses, mas não diante dele…”—Somos uma raça de víboras que deturpam as escrituras sagradas para “abrir mentes” aos devaneios delirantes de um ser criado por Deus (claro), mas, caído.

    ✍”Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (…) Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do Juízo.”◆Mateus 12:33-34,36

    ✍”e que nã perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: ‘Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu’. Assim não farás ao SENHOR, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhe acrescentarás, nem diminuirás.”◆Deuteronómio 12:30-32

    ✍”E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.”◆Actos 17:16

    ➠Leiam também Ezequiel 8:3-18, onde se denunciam práticas que ainda existem simbolicamente na Maçonaria e outros:
    ✍”toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. (…) estavam de pé diante das pinturas, e cad um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso. (…)E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. (…)à entrada da porta da Casa do SENHOR (…) eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. (…)e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente.”◆(vários extractos de Ezequiel 8).

    ✍”pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador”◆Romanos 1:25

    ✍”Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro”◆Ezequiel 22:26

    ✍”Contudo, o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade”◆Jeremias 18:15

    ✍”Porque os costumes do povo são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar, necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar”◆Jeremias 10:3:5

    ✍”E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.”◆Levítico 26:30

    ➠Meus amigos, o homem sem o SENHOR é um adorador das coisas que Deus criou, em vez de adorar o próprio Criador. O homem quer um deus feito à sua “medida”. Não quer realmente submeter-se a Deus—e cria nos seus ídolos, traços de carácter humanóide—Imperfeitos.

    ✍”Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prosta diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela.
    Metade queima, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
    Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. E nenhum deles toma isso a peito, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei, sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore?
    Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?”◆Isaías 44:15-20

    ➦Deus não se mostrou porque sabia que a imaginação louca do homem faria imagens a partir do que viu:
    ✍”Guardai, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou fêmea; figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus, figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; e não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.”◆Deuteronómio 4:15-19

    ➦Nenhuma veneração é isenta de idolatria, e temos aqui 2 fortes exemplos:
    ✍”E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro.
    Adora a Deus.”◆Apocalipse 22:8-9

    ✍E, aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
    Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te que eu também sou homem.”◆Actos 10:25

    ☛Se de acordo com João e Pedro, não nos devemos ajoelhar ou venerar criaturas, imaginem então fazer isso a imagens.

    ●Eu espero que o Deus desta Palavra, seja aquele em quem vocês depositem a vossa confiança, adoração, e reverência. Só ele está presente, naquele momento em que realmente precisarão de ajuda nas vossas vidas, não sejam como Josafá (1 Reis 22:32). Deus detesta a mornidão.

    Que Deus vos possa abençoar, e que Ele tenha misericórdia de todos nós.

    Curtir

  16. JESUS disse: Eu SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
    O EVANGELHO, é o plano de SALVAÇÃO do homem caído.
    O MEU REINO NÃO È deste mundo, disse Jesus.
    Esse mundo pertence ao malígno e seu governante é SATANÁS.
    Assim como Deus separou um povo para representá-lo, os judeus, como adoradores de um DEUS único, o Deus verdadeiro, Jesus fez o mesmo, separou um povo, predestinado a serem conhecidos como Filhos de Deus, os Filhos da LUZ, segundo o beneplácito de SUA VONTADE. Efésios 1:
    QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS?
    “Mas a todos quantos o receberam (A JESUS) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem em seu nome”. João 1:12
    A ARVORE DO CONHECIMENTO PROÍBIDO, (o ocultismo, o esoterismo, o espiritismo, etc. )foi praticado ocultamente desde NINRODE, no Templo de Babel. Gen. 11 Se é um conhecimento proibido, não devemos tocá-lo.

    Curtir

    1. O Mashiach (Messias) foi o encarregado de modelar o primeiro Homem à imagem e semlhança de Deus, pois estava com Deus (“FAÇAMOS o Homem à NOSSA imagem e semelhança”). A corrupção provocada por terem comido o fruto da Árvore Proibida (o Sexo como Fonte de desejo viciado, representado pela maçã) fez com que a geração de seres humanos passasse à preeminância de Lúcifer e dos Anjos caídos, e a carne (substância mais grosseira e cheia de vicissitudes) tornou-se a jaula onde o ser humano deveria reaprender a ascender de novo ao Templo Santo de Deus. A salvação, então, passaria por dominarmos o instrumento do instinto (a extremidade oposta ao Espírito) e nos afastarmos da influência e jugo da matéria.

      Curtir

  17. Temos como principal inimigo, o Ego. Quando aceitamos Jesus como o Senhor de nossas vidas, o Espírito Santo vem sobre nós e as forças elementaes, ou agregados, ou espíritos obsessores, como queiram chamar, se afastam dessa pessoa, então, o espírito, ou agregado, ou encosto que as fazia mentir, roubar, prostituir, ser glutão, ou beberrão, ou drogado, se afastam e essa pessoa fica liberta.
    O ego, não prevalecendo, pois perdeu sua força, passa pelo processo gradativo de santificação, ter o carater moldado segundo o carater de Cristo e possamos dizer como Paulo: Não sou eu quem vive, Cristo vive em mim.
    Muitos que conheceram o Deus dos Judeus, Jeová, não o “Glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, em seus discurso se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. DIZENDO-SE SÁBIOS, TORNARAM-SE LOUCOS.
    E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível; e de aves, e de quadrupedes, e de répteis. Pelo que também Deus OS ENTREGOU às concuspiscência do seu coração, À IMUNDICIA, para desonrarem o seu corpo entre sí; pois MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA e honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador, que é bendito eternamente . Amém!
    Deus os ABANDONOU ÀS PAIXÕES INFAMES. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em sí mesmos a recompensa que vinha do erro.
    E, como eles não se imporavam de ter CONHECIMENTO DE DEUS, assim DEUS os ENTREGOU A UM SENTIMENTO PERVERSO para fazerem coisas que não convém.Estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, cheios de inveja, homicídio, contenda, engano,malignidade; Romanos 1:21
    Jesus disse que ele era A VERDADE, O CAMINHO, e a VIDA. Ele deu a vida, (seu sangue) pelas ovelhas. Os que vieram antes dele eram ladrões e salteadores.
    Desde os 15 anos me envolvi com ciencias ocultas, esoterismo, magias, umbanda, etc. Aos 21 anos dei minha primeira palestra na sociedade Teosófica. TEma: Parapsicologia clínica. Aprofundei-me atingindo altos graus nas Escolas Esotéricas. Investiguei vidas em outros Planetas e tive experiências com extraterrestres. Vivia com imensa tristeza e depresão. Tinha enorme fome pelo conhecimento proibido. Aquele que nos abre os olhos, nos torna conhecedores do Bem e do mal, igual a Deus. Acreditava canalizar o MESTRE LANTO, segundo RAIO, cor amarelo Brilhante ou Dourado.
    Depois tive uma verdadeira experiencia de conversao ao deixar de SER CRIATURA e passar a ser FILHA de Deus após o Batismo com o Espírito Santo. Na ocasião ficou claro para mim que os tais MESTRES, extraterrenos, Espíritos Desencarnados não passavam de ANJOS CAÍDOS (NEFELINS) fazendo-se passar até por ANJO DE LUZ.
    Obrigada por permitir compartilhar minha experiência com voces.

    Curtir

  18. SAbe o que me impressiona em voce e nos visitantes de seu BLOG? O alto nível de cultura e educação. Você parece um LORD Ingles, extremamente elegante e educado. Eu tinha de registrar isso. Na verdade nunca conheci um BLOG como o seu, onde as pessoas se tratam com respeito, com liberdade de opinião. Seria influência desse escorpiano que ADORA ESTUDAR?
    Seja feliz e continue buscando. São poucos os que o fazem. PARABÉNS.

    Curtir

    1. Oi Leila! Bom dia!

      Sempre sonhei em abrir um espaço para que as pessoas pudessem expor suas opiniões sem medo de recriminações, com total liberdade! Claro, a liberdade não é o mesmo que libertinagem! Porquanto, toda tentativa de recriminação é devolvida com argumentos no mesmo nível, ainda que sejam argumentos válidos e combativos. Queria um local que tratasse de questões polêmicas, difíceis de serem expostas e debatidas. Filosofia, misticismo, religião, sexualidade e quebra de tabus! Eu mesmo já transitei entre opostos dentro de um mesmo tema ao longo desses mais de dois anos de blog. Antes era de Umbanda, hoje sou crítico dela! Era Rosacruz, hoje apenas admiro e estudo, mas não mais membro,

      Sim, talvez o escorpiano, por valorizar demais sua própria liberdade de Estrela Errante e enfatizar sua ânsia por mais conhecimento, tenha esse jeito meio republicano de ser. Democrático com os democratas, mas tirano com os tiranos!

      Obrigado pela visita e fico lisonjeado pelos elogios! Volte sempre e um abraço!

      Curtir

    2. Eu já tive uma participação aqui e nem sabia. Leila vc é uma resgatada do Senhor. Não permita que o inimigo de capture de novo. Não sabemos quais danos ele nos fará. Sua forma de se expressar aqui denota ser uma pessoa positivista, porém não se iluda, ou se engane, as astúcia de satanás são muito sútis. Deus te ajude!
      Essas estórias míticas não são nada, porém se alguém as preferem, em lugar das mesmas, podem se compreender as reais. Elas apenas vem corroborar com as reais histórias bíblicas. O nosso amigo desconhecido desse blog, precisa de um encontro mais pessoal com o Deus da bíblia. Ele é Amado por todos e temido por muitos, só não obedecido. Porque, se Ele já fosse Adorado, não restaria mais nada por fazer, já estava tudo completo. Hoje nós vemo-lo, como que por um espelho disfocado; como que o podemos Adora-Lo? Não nos preocupemos, pois que O Senhor nos disse: Quando vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8

      Curtir

      1. Gilberto, boa noite!

        Realmente, não me lembro onde você participou no blog com sua opinião. Mas, se o fez, indica-me!

        A Lei da Criação está inscrita no coração de cada criatura viva, pois até as pedras têm vida! Eu acho que algumas pessoas levam as coisas a ferro-e-fogo sem compararem suas fontes de fé com o que há em redor. O que seria isso, senão comparável ao comportamento daqueles que usam antolhos, sem olharem para os lados para digam o que lhes rodeia??

        O mito de Gilgamesh (mito sumério, ANTERIOR aos judeus) trata exatamente do Dilúvio vivido por Noah, descrito na Bíblia milhares deanos depois. Você não percebe que todo o Gênese é uma coletânea de relatos dos povos mesopotâmicos, entre os quais nasceu Abraão? O que dizer das outras histórias, então? Será que as pessoas não encontram um senso comum que ligue o significado do número 40, como nos casos dos 40 dias de chuva diluviana e os 40 dias de Jesus no deserto? Tente pensar, tente pensar se tudo isso não é SÍMBOLO, sem desmerecer as figuras envolvidas, querendo transmitir uma ideia simples dos escritores bíblicos!

        Não desmereço seus apontamentos, porque vejo que você o faz no ardor de sua fé. Mas, enquanto você fizer de sua fé a melhor de todas, outros farão o mesmo, e nunca o Mundo será um local de concórdia. Deus quer isso? Deus nos deu o livre arbítrio, o livre pensamento, e de repente ele julgará, e todos os que estiverem contra os seus “arautos” serão condenados, mesmo sem terem cometidos tantas maldades como alguns que dizem defendê-lo??

        Bem, eu nao sou desconhecido de ninguém aqui. Você talvez o seja, e seja conhecido apenas da amiga Leila. Eu me dou a conhecer em minha autenticidade intrépida. Isso, acaso, incomoda? As poucas virtudes que sei ter, se demais arrojadas, serão atribuídas ao Maligno?

        Falácias e mais falácias…

        Curtir

      2. Olha falei de voce como falei da Leila, somos todos desconhecido. Não foi nenhuma discriminação, OK?
        Se para mim a fé se traduz dessa maneira, reconhecendo nas Escritura Sagradas algo positivo, não concordarei com quem tiver outra forma de interpretar.
        As minhas histórias preferidas são aquelas que consta na Bíblia. Voce tem seu direito de achar que elas são paródias dos velhos mitos, porém eu acho o contrário! Nelas estão descrita as lições de vida que servem para toda humanidade, independente de ser Judeu. Talvez a área que nós devessemos aprofundar seria, a arqueologia bíblica. Os inimigos das Escrituras Sagradas, não tornaram-se assim, por livre arbítrio. Não sei se vc me entenderá. A questão livre arbítrio, é desculpa até para se dizer que não tem culpa. Mas, não podemos se livrar da nossa parte. Deus deu os nerônios, deu todo o intelécto para nós, somos “privilegiados”, pois temos um grau de instrução melhor. Porém isso tudo deve ser para servirmo-nos, não para deixarmos escravos. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13. Desculpe eu está te evangelizando, OK? Não sei se é o teu caso, mais aqueles, na sua maioria, que não dá crédito a bíblia, é porque ela cerceia os seus atos. E aí vivem procurando assunto para desmerece-la, ou olvida-la. Não caía nessa não, voce não terá outra facudade, tão pequena, no seu tamanho literal, mas de tão grande extensão no seu sentido empírico, para encontrar nela sabedoria. A Bíblia trás relatos tremendos, principalmente a do Homem, que como nós sabemos, dividiu a história. O problema de homens está utilizando-a como fonte de se ganhar dinheiro, não torna-a desvalorizada, ao contrário, estava previsto nela mesma, que isso haveria de acontecer. E finalizando, te deixo um site, [ De Olho nas Orígens ] cordial boa tarde!

        Curtir

      3. Não me irrito com a pregação das mensagens morais de Jesus, que continua sendo o modelo ideal de homem para mim, mas com proselitismo absolutista, o uso da Palavra do Cristo em benefício dessa ou daquela vertente religiosa.

        Outra coisa: continuo dizendo que a Bíblia, principalmente no que toca ao Gênesis, é uma coletânea preciosa de antigos mitos ANTERIORES ao povo de Abraão. Moisés (ou quem escreveu em seu nome) utilizou-se de linguagem simbólica para falar de fatos que não podiam ser comprovados com os sentidos. Lembre-se: SÍMBOLO não é farsa. Farsa é mistificação! SÍMBOLO é a ideia primitiva que não pode ser expressa senão por alegorias, PARÁBOLAS e mitos. Logo, devemos saber que nossos neurônios não podem apreender ideias elevadas, senão pelas parábolas e mitos. Querer interpretar os mitos de qualquer jeito e declarar nossa interpretação como PERFEITA, por mais que pareça óbvia, é duvidar que o simbolismo seja mesmo necessário em tais relatos…

        Curtir

      4. EBRAEL, você tem razão quanto aos mitos, símbolos , alegorias e fábulas. Só podemos receber a LUZ, A REVELAÇÃO, o ENTENDIMENTO, quando DEus assim o quiser. Sempre pergunto às pessoas: Jesus falava por Parábolas porque? E elas respondem: Para facilitar ao entendimento.

        NÃO! Eu respondo. Olhe o que ESTA ESCRITO em LUCAS 8:10
        “A vós é dado conhecer os MISTÉRIOS DO REINO, mas aos outros, por parábolas, para que VENDO, não vejam e, OUVINDO, não entendam.”

        As Parábolas são para esconder, velar o Conhecimento Sagrado, que não deve ser para todos.
        Deus se revela a quem quer. Ele é o VERBO. Ele se revela pelo VERBO. Se você entende, ELE que iluminou seu entendimento, pois ESTA ESCRITO: “Então, abriu-lhes o ENTENDIMENTO para compreenderem as ESCRITURAS. Percebe? Para uns, ele esconde, para outros, ELE REVELA.

        Curtir

      5. Sim, acredito sim que o máximo que podemos fazer é nos afinizar com a vibração do Amor à Deus e ao próximo como forma de encotrarmos o próprio Criador, estampado na face do que ele criou. Sei que a Luz nos foi dada, e não conquistada por nós, a Luz do Entendimento (Binah) e da Sabedoria (Chokhmah), nos veio do alto, assim como nossas almas imortais.

        Você tem razão sim: quando digo que Deus está dentro de nós (como Jesus mesmo disse), não quero dizer que somos o próprio Deus, pois senão estaría dizendo que somos o TODO. Não, somos parte do TODO e participamos nos outros do TODO que eles também participam. Somos Deus à medida que TODOS JUNTOS nos conscientizamos de que somos feitos (não nossos corpos de sonhos, mas nossa essência de origem divina).

        Como dizem por aí…Não sou o Dono do Mundo (Deus), mas sou Filho do Dono…kkkk

        Obrigado pela visita! Sim, o Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida! Mas, me espelho nele, não sigo religiões. Medito nas palavras que ele nos deixou, não nas propagandas sectárias de quaisuqer religiões. Também já fui de Umbanda, hoje me afastei porque um Anjo de Deus me separou para “semente” dele…Hoje, espero por instruções maiores…

        Leia o poema que escrevi, tratando desse Enviado de Deus:

        http://ebraelshaddai.wordpress.com/2011/02/13/tributo-ao-condutor/

        Fiquemos em Paz, eu, você e o Gilberto! Um abraço!

        Curtir

  19. Gstaria de dizer ao Gilberto Gonçalves de Oliveira, primeiro que meu nome é Leila Gonçalves de Oliveira, por coincidência, segundo que não uso de proselitismos para ganhar almas para o SENHOR, apenas cito A PALAVRA , para ELE, se quiser, fazer a Obra de conversão, pois não é por força nem por violência mas pelo SEU Espírito. A PALAVRA não é de discernimento intelectual e sim ESPIRITUAL.
    Cada um segue a sua Trilha, ou a trilha que desejar,mas poucos sabem que JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA. Ninguém chega ao PAI se não for por ELE.
    Do mesmo jeito que já errei por diferentes trilhas; umbandista, ocultismo, esoterismo, ´até que tive uma experiência com a sua LUZ, sozinha em minha casa, sem crente businando nos meu ouvidos, Os SEPARADOS, ELEITOS E ESCOLHIDOS também chegarão a ter essa experiência um dia. Tenho amigos de todos os credos e nos respeitamos. Paulo se fazia judeu entre os judeus e Gentio entre os gentios para ganhar todos. Fique calmo. Tenha SABEDORIA. EBRAEL é uma benção, talvez pela sua FOME DE BUSCADOR, pois também fui uma, talvez pelo respeito ao CONHECIMENTO, talvez, como ele mesmo disse: respeito pela liberdade de expressão. Só DEus sabe.

    Curtir

  20. Na verdade Luiza Marduk não desafiou Anu. Marduk é neto d Anu e filho de Enki. Ele foi enviado por Anu e Enki pra derrotar Tiamat, a mãe de todos os deuses. Como ele conseguiu derrotar Tiamat foi considerado pelos outros deuses como o deus principal. O que acontece é q os autores da bíblia compilaram vários mitos de outras culturas e englobavam à sua, como por exemplo o mito da criação, a idade dos patriarcas, o dilúvio e lúcifer. acredita-se q a relação entre vênus e o rei babilônio (provavelmente nabucodonosor ou o posterior) deriva d um mito ainda desconhecido usado pra explicar a derrota d sargão d acádia q era um antigo rei da suméria. O q acontece é q os autores da bíblia pegaram muitos elementos de outras culturas e os inseriram na bíblia d forma pejorativa como a serpente do éden, os deuses babilônios e lúcifer tbm.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s