Parque da Serra do Tabuleiro e Guarda do Embaú – Santa Catarina


Atendendo a pedidos de leitores, estou postando hoje especialmente para celebrar duas das paisagens mais belas e/ou frequentadas de minha cidade: Palhoça, estado de Santa Catarina.

 

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

É a maior Unidade de Conservação do estado de Santa Catarina. Ocupa cerca mais de 1% do território catarinense, ou seja, 874 km², aproximadamente. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes.

O Parque tem variada vegetação, reunindo cinco das seis composições botânicas do Estado. Começa no litoral, com a paisagem da Restinga, sobe a serra, alcançando o planalto em meio à vegetação dos Pinhais, passando, nessa transição, pela Floresta Pluvial da Encosta Atlântica, vegetação da Matinha Nebular e os Campos de Altitude da chapada da serra. Dentre a vegetação formam-se rios e córregos que serão responsáveis pelo fornecimento da água potável utilizada pelos moradores de toda Grande Florianópolis.

Dentre os onze habitats principais (ecossistemas) identificados num estudo recente  realizado pelo Banco Mundial/Fundo Mundial para a Natureza (WWF) para a América latina e o Caribe (LAC), cinco deles ocorrem no Parque: florestas tropicais úmidas de folhas largas (mata atlântica), florestas tropicais de coníferas (floresta de araucária), restingas, campos de altitude e manguezais. A maior parte do Parque está coberta pela mata atlântica, uma ecoregião terrestre considerada pelo estudo do Banco Mundial de máxima prioridade regional para a conservação da biodiversidade. Outro estudo recente do Banco Mundial inclui o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro numa lista dos habitats naturais críticos na região da América latina e do Caribe.

A sede do Parque fica às margens da BR-101, no município de Palhoça, a 40 km de Florianópolis, em direção ao Sul do Estado. A sede do Parque estava fechada para reformas desde 98 e agora foi reaberta com maior estrutura para receber os visitantes. Foram construídos um centro de visitantes, portal, estacionamento, local para controle e recepção e trilha interpretativa. O centro de visitantes é a maior edificação com 270m2 de área construída e auditório para 80 pessoas, área para administração, oficinas de educação ambiental, recepção e banheiros, inclusive para deficientes. Na trilha, com 1.000m, os visitantes são acompanhados por guias. Localizada na Baixada do Maciambu, uma área de restinga, a trilha permite caminhar por partes da sede do Parque antes inacessíveis, observando a fauna e a vegetação local. O Centro funciona de segunda à sexta, das 13h às 19h e a entrada é gratuita. As visitas podem ser agendadas através do telefone (48) 3286-2624.

 

Guada do Embaú (praia da) – Palhoça – Santa Catarina

A praia da Guarda do Embaú localiza-se ao sul do município de Palhoça, estado de Santa Catarina. É internacionalmente conhecida prlos surfistas e praticantes de ecoturistas, assim como veranistas da América do Sul. A praia é lembrada sempre como sede de etapas da WCT e do WQS, circuitos internacionais de Surf. Teve como núcleo incial uma vila de pescadores, com um rio que corta a praia e deságua no mar, através de um canal proporcionando assim estas duas opções de lazer.

 

O mar  propício à prática do surf sendo considerado um dos melhores locais do  Brasil, e o rio ideal para caiaque, passeios de barco, que são oferecidos pelos próprios nativos, e outros esportes praticados em águas calmas.É um paraíso em meio a natureza, preservado pelos nativos e turistas.

Para aqueles que desejam se aventurar, a Guarda reserva momentos inesquecíveis. Nem precisa ir tão longe. Para chegar a praia ou você atravessa o rio ou faz uma caminhada de uns 8 minutos entre as trilhas do morro que da acesso a praia.

Se preferir algo mais emocionante, é só pegar a estrada e ir a Cascata da Zanela.

Cascata do Zanela
Cascata do Zanela

*************************

Fontes:

http://www.guardadoembau.com.br

http://www.fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=157

Anúncios

4 comentários em “Parque da Serra do Tabuleiro e Guarda do Embaú – Santa Catarina

    1. Oi Juliana!!

      Realmente, nossa terra é linda. Afinal é a terra cuja grama sentimos o cheiro quando caíamos na infância e nos colocou com personagens da obra de arte que é a sua paisagem.

      Fiz com carinho pela nossa terra, mas principalmente por vc, que foi tão atenciosa.

      Vc está em Palhoça?? Eu estou. Se for de Palhoça, tem meu email, que tbm é MSN, na barra lateral. Mande mensagem qdo quiser!!

      Bjs e obrigado!!

      Curtir

  1. Adoro o litoral de Santa Catarina!
    Moro no Rio Grande do Sul mas adoro Santa Catarina…
    No meu blog paisagensdosuldobrasil.blogspot.com
    coloquei muitas fotos das praias de Santa e Bela Catarina.
    Beijuuus
    Doris

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s