Gotan Project: Tango para o século XXI


Este post não tem nada a ver com algum sentimento de remorso pelo sarro que todos nós, brasileiros, tiramos, com justiça, dos malfadados torcedores argentinos, pelo fiasco maior da seleção argentina, em relação à Seleção Brasileira na Copa 2010.

Se tem algo admirável, comum, aos povos brasileiro e argentino, este é o orgulho de suas raízes populares e culturais. Assim como o samba, o futebol e a religiosidade são para o brasileiro suas marcas maiores, entre tantas outras, o tango, Maradona, o patriotismo e o churrasco o são para o argentino. Dentre estes últimos exemplos, o que para mim é mais encantador (talvez o único) é o tango.

Não vou fazer uma descrição histórica do tango, nem versar sobre a biografia de Carlos Gardel, argentino mundialmente reconhecido como sendo o próprio ícone do tango. Tango para mim: ritmo musical popular, melódico-sensual, despertador de extrema e embriagante luxúria e de uma cadência única e original. E como eu aprecio coisas originais!! Tudo o que é original – talvez isso seja um paradoxo –, também é versátil e evolui harmoniosamente. É chegado o século XXI, o século de mudanças, culturais e de consciências, muito velozes e avassaladoras.

O Gotan Project é um projeto que busca mesclar e adaptar o Tango e suas vertentes clássico-populares aos novos tempos e ritmos. Ao meu ver, os criadores do projeto têm conseguido ótimos resultados nesse sentido. No site do projeto, linkado acima, há discografia e biografia do Projeto. A seguir, alguns vídeoclipes relacionados ao Gotan Project, que achei muito interessantes, tanto pelo som gostoso de ouvir como pela arte em si. Confiram:

Anúncios

4 comentários em “Gotan Project: Tango para o século XXI

  1. Olá Ebrael:

    Desde a última vez que eu estive por aqui, houve uma bela mudança, você está se tornando um blogueiro e tanto.

    Eu sei que não devemos comparar os argentinos e os brasileiros, mas recentemente foi feito uma comparação entre o Brasil e a Argentina, foi lembrado de tudo: região da Amazônia contra a região do esqui, Maradona contra Pelé, plano real contra o plano do cavallo, etc

    Numa coisa eu fiquei em dúvida, quando compararam a música brasileira com a argentina, eu fiquei na dúvida, a música latina é rica. Vejo tango em vários filmes, mas quando vejo uma apresntação profissional, sinto toda a beleza da dança e da música, tudo perfeito.

    Muito bom seu texto.

    ABS

    Curtir

  2. Ebrael,

    Eu acho tremenda bobagem a rivalidade entre Brasil e Argentina. Afinal, somos todos sul-americanos e vizinhos. Gostei da sua observação.

    Gosto muito do tango. Eu acho uma dança (e ritmo) ao elegante. Mas, o que mais gosto são as músicas.

    Abraços, Ebrael, e obrigado pelas boas vindas de volta.

    P.S.: Li seu texto e assisti aos vídeos, mas o primeiro vídeo não consegui ver.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s