Escreveu, não leu… e foi eleito!


É isso aí: não bastasse tudo que temos presenciado nesse circo de horrores que é a Politicalha Brasileira, essa xanxada ridícula, agora vimos o inteligentíssimo povo brasileiro exercendo de forma magnífica (!!!) seu poder de voto. Elegeram o Tiririca como candidato mais votado para a Câmara Federal.

 

Tiririca, o Bobo-da-Corte

O Poder Judiciário tentou salvar a parada, a honra do pleito eleitoral, mas não adiantou muito; de forma, no mínimo, contestável, Tiririca “provou” que sabe ler e escrever. Mas, saber ler e escrever garante que alguém esteja preparado para legislar?? Sim, um deputado federal é eleito a ser um legislador para a Nação. O Congresso Nacional não é apenas um Circo Politiqueiro, onde jogos de interesses oligárquicos são confrontados. É o Templo de Representação da Coletividade Nacional… é onde se congregam os representantes das Unidades da Federação!!

Na minha leiga opinião, para legislar um cidadão, além de ser brasileiro e outras prerrogativas, deveria, em primeiro lugar, ter noções básicas de Direito e Cidadania. Aprender a ouvir e estar preparado para falar diante das mais variadas seções da sociedade, assim podendo sintetizar e idealizar a Vontade da maioria.

Mas, o que fazer, se a vontade da maioria é que não lhes saibam representar?? Posso deduzir, por isso, que a maior parte do povo não se importa em que lhes ouçam as verdadeiras e essenciais demandas sociais, mas apenas cumprir uma obrigação cível de votar ou usar a faculdade eletiva para protestar. O que poucas dessas pessoas que votaram por protesto em Tiririca não sabem é que junto dele, elegeram mais quatro (4) candidatos que talvez nunca tenham ouvido falar!

No passado, quando a educação era mesmo artigo de luxo, tornava-se compreensível que se fizesse acessível a representação do Povo aos que menos tivessem educação, para fortalecer efetivamente a Representatividade popular. Mas hoje, quando a educação tornou-se algo menos inatingível, mais acessível a todos, aceitar que um analfabeto, sem nenhuma experiência em representação social e mobilização por direitos da coletividade, sem qualquer noção das Leis que regem a República, seja investido de um mandato  nacional é de uma inconsciência arrebatadora!!

Não defendo que todos, indistintamente, tenham que ser formados em profissões nobres, nem privilegio as mesmas profissões. Um artista pode mesmo ser deputado, mas o que o tal artista fez para engrandecer a cultura do país?? Foi formador de opinião, ou ajudou a  fragmentá-la? Lutou e esteve atuante em alguma causa coletiva, ou legislará em causa própria?

Temos exemplos fartos de que deputados e senadores, em sua maioria, não possuem os mínimos rudimentos de atualidades brasileiras. No programa CQC, da Band, certa vez, vários congressistas foram entrevistados, e surpreendidos, sem que soubessem responder quando perguntados sobre a capital de Cuba ou o significado da palavra República. Como legislarão para a República, se nem sabem o que é uma República?? Quem dirá se perguntados sobre os primeiros artigos da Constituição Federal!!

O Presidente Lula é uma das raras exceções à regra, já que, mesmo aproximando-se de sua primeira eleição sendo um semi-analfabeto, tinha muita vivência social por todo o país, e conhecia de perto as demandas nacionais, embora imbuído de visões comunistas arcaicas.

Mas como aceitar um analfabeto no Congresso?? Isso é sinal de como o povo deseja erradicar o analfabetismo do país, elegendo um analfabeto que nada saberá fazer no Congresso, além de ser o bobo-mor da Côrte da Sacanagem!!

 

 

Anúncios

7 comentários em “Escreveu, não leu… e foi eleito!

  1. Então Ebrael…
    … é o que temos!
    Acredito que o voto de protesto do povo está associado ao que está no Parágrafo Único do art. 1º da Carta Magna: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos…” e que por meio desses mesmo representates somos feitos de palhaços, nada mais “normal” que nós, palhaços, colocarmos lá um palhaço para nos representar.
    Assim, é lógico que não dei meu voto ao Tiririca até porque nem podia, e mesmo que pudesse, JAMAIS teria feito.
    Uma coisa que as pessoas esquecem é que quando se vota, se dá o voto de confiança, e confiaram de colocar o Tiririca lá.
    No Congresso tem um MONTE de alfabetizados e instruídos que são um bando de “almofadinhas”, eu fico imaginando o “fuzuê” que não será lá em dia de plenário com o presente.

    O que me parece é que o povo perdeu o respeito pelo próprio povo.
    Todos falam do Tiririca em São Paulo, mas o Deputado Federal mais votado no RJ foi o Garotinho, Jader Barbalho o Senador mais votado no Pará (ainda que impossibilitado de ser eleito)… e por aí vai.

    Sinceramente, depois dessas últimas eleições, eu já não duvido de mais nada!

    Belo post!!!

    Curtir

  2. Pensar que esta pessoa foi eleita e analisar a cultura do povo brasileiro ! Aliás, se votaram no Lula o que vier depois é consequencia!

    **********
    Adorei o seu comentario no meu poema sobre silencio, por incrivel que pareça sim! E como pode ser?! Algumas vezes o silencio dói… deve ser isso!

    Beijos

    Curtir

  3. OLá EBrael:

    Lendo seu post, fico pensando o que os coronéis da política ainda reservam para nós. Pensando nos coronéis, comecei a desconfiar que o Tiririca poderia não ter entrado nessa por sua própria vontade.

    Eu fico surpreso que o ficha limpa não tenha sido derrubado pelos políticos, mas é bom lembrar que os “patrões” dos políticos nunca estarão a mercê da lei.

    Eu me lembro que quando o Renam caiu, logo depois um empreiteiro mostrava que o desvio era muito maior, e que os políticos/fazendeiros só pegavam uma porcentagem.

    Só com o Sr. Sívio Santos, foram 2,5 bilhões de reais, isso mostra que como vamos ter que ficar mais atentos com essa corja de safados.

    Muito bom seu texto.

    ABS

    Curtir

  4. Ebrael,

    Isso é uma demonstração cabal que o povo tem, de certa forma, culpa no quadro lastimável do Congresso. Elege-se qualquer um, sem critérios. Tiririca é apenas a amostra mais visível.

    Abração, Ebrael e ótima quinta-feira.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s