Solidariedade: aprenda o que é


__________________________________________________________________________________

Passe no site do MAGAZINE EBRAEL antes de comprar o presente de sua Mãe. Clique na imagem e saiba por que:

Magazine Ebrael - Dia das Mães 2015

__________________________________________________________________________________

Quando eu fazia curso de teleatendimento em uma empresa de Telemarketing, me ensinaram o que é EMPATIA:

EMPATIA é a capacidade/faculdade que um ser tem de sentir o que o outro sente, de colocar-se no lugar do outro ser.


Somos capazes disso? Se somos, então quando flagramos o sofrimento na face alheia e nada fazemos para ajudar, demonstramos ser tão perversos quanto aqueles que agem para o mal. Nesse caso, somos coniventes para o mal. Pois, quando estamos debaixo de sol escaldante, além do próprio sol, que é quente, amaldiçoamos os ventos por não se manifestarem. A Natureza detesta a inércia, e muito mais a inércia consciente e a indiferença calculada.

Decorrentes da empatia, surgem valores como solidariedade e compaixão. A consciência dos sofrimentos dos outros e das coisas que estão em desarmonia e erradas deve nos fazer lembrar de nossa importância no contexto das mudanças em nosso meio e na construção da felicidade dos outros, no mínimo, na responsabilidade pelo suprimento das necessidades básicas de outros seres vivos.

Se queremos imitar Cristo, se queremos voltar a nos parecer com o Criador e Doador de todos os bens, devemos agir!

É estranho que os animais pareçam mais em pureza, naturalidade e compaixão com o Amor que os seres humanos. Pelo menos, esses valores são mais frequentes entre eles do que entre os humanos, ou será que não conseguimos ver isso ainda? Desejávamos uma vida mais rápida e acabamos por entre as rodas da carruagem?

Ebrael Shaddai | Solidariedade
Solidariedade: Aprenda o que é!

Solidariedade não é esmola; é salvar-se no corpo do outro, obter sua Vida na vida da espécie, matar seu egoísmo e comungar com o coletivo. Compaixão não significa somente sofrermos junto aos outros, mas nos apaixonarmos pelo fogo da primeira fogueira, do primeiro ato heróico, do primeiro serviço não cobrado, da primeira tábua lançada ao mar, da primeira corda estendida, do primeiro lugar cedido a um idoso no ônibus ou no barco salva-vidas.

Não há maior Amor do que dar a Vida pelos Amigos.

(Jesus, o Nazareno)


Quem são nossos amigos? Seres humanos, animais, pedras, rios, etc. Todo o Universo do qual fazemos parte merece nosso sacrifício e Amor.

Anúncios

24 comentários em “Solidariedade: aprenda o que é

  1. Olá Ebrael

    Os problemas do mundo começam quando pensamos como os outros, por ser mais fácil, por já estar pensado. Quando aprendermos a pensar por nós mesmos, então poderemos ser maus ou bons, mas nunca indiferentes.

    Fico feliz em saber que encontrou o seu caminho.

    Parabéns pelo texto.

    ABS

    Curtir

  2. Muito bonito seu texto sobre solidariedade, infelizmente isso acontece muito pouco, a humanidade embruteceu-se preocupando-se com o lado material e seu sucesso pessoal a todo custo.
    Muito triste o video do gatinho, mostra como eles são bem mais solidários com seu próximo.
    Abraços, paz e luz!

    Curtir

    1. Pois então, Valéria!
      Eu bati o olho no vídeo e, de pronto, uma corrente inteira de pensamentos se insinuou: eu já tinha do que falar e refletir esse fim de semana para as pessoas amigas que vêm ao blog.
      É justamente por sua liberdade excessiva, dada por Deus, que as pessoas, em sua imaturidade, escolhem o caminho da escuridão. E ainda reclamam pela falta de liberdade da parte de Deus, como se Ele fosse um tirano. Temos tiranos em coleções entre nós, mas Deus não é. Devemos tentar ser semelhantes a Deus, e não Deus a nós! kkkk
      Paz Profunda! Bjs!

      Curtir

  3. Ebrael, este video é incrivel, como ensina!

    Quando vc disse: “EMPATIA é a capacidade/faculdade que um ser tem de sentir o que o outro sente, de colocar-se no lugar do outro ser.”

    Acredite, muitos falam, poucos entendem e menos ainda sentem a importancia disso.

    Beijos

    Curtir

  4. Nossa!
    Este vídeo me deixou com os olhos lacrimejados. Dá uma pena do gato que tenta salvar a outra… É nítido o sofrimento dele, principalmente quando ele fica ao lado com os olhos fechados. A agonia dele tentando acordar a outra gata e não conseguir, deu vontade de ir lá e tentar ajudá-lo.
    Não dá nem vontade de dizer que o vídeo é bonito de tão triste que ele é. Bonito é o sentimento e a mensagem do vídeo.
    Ótimo post. Parabéns!

    Curtir

    1. Este é o valor da solidariedade: ensinar às pessoas a sentirem com o coração dos outros, olhar o mundo com os olhos dos que sofrem! Mesmo que muitas vezes não nos compete fazer nada, efetivamente, estar junto e fazer um silêncio respeitoso já acalma muito. Pelo menos, é isso que aprendi com a vida!
      Obrigado!

      Curtir

  5. Olá Ebrael, gostei muito da mensagem e video. Tomei a liberdade de indicar aos meus amigos. A empatia é algo natural para as crianças que não compreendem o que se passa a sua volta mas são capazes de sentir, nós, com o passar do tempo, as cobranças da vida, e grandes sonhos materiais ‘desligamos’ esta capacidade. Será maravilhoso o dia em que sejamos capazes de compartilhar novamente dele, e para ser possivel é preciso a iniciativa consciente, o desejo real de reaver estám capacidade.
    GRANDE abraço,

    Curtir

    1. Ademar, a solidariedade nasce com a empatia (sentir dentro) e cresce com a simpatia (sentir junto). E se realiza com os três Amores: Éros (Paixão, ímpeto), Phília (Amizade) e Agapê (Amor Universal, Caridade). A humanidade tá confusa, em mares revoltos, errando à deriva. Mas, na minha cabeça, há sempre um farol ou uma estrela-guia no céu a nos guiar e velar por todos, a dizer que a Morte não existe e que a Vida é a única realidade possível, seja como for…

      Obrigado por sua visita e por sua palavra amiga!

      Fraternalmente,
      Ebrael.

      Curtir

  6. Amado , Com todo carinho eu também acredito fielmente que devemos sim usar a Empatia em nossas vidas , pois e este nobre sentimento que Jesus sempre nos pediu enquanto esteve aqui “Amai-vos uns aos outros ” como a tí mesmo e para amar nosso próximo como nos mesmo e tão somente nos colocarmos no seu lugar …Excelente Postagem fico muito feliz encontrar pessoas como você “Deus” Abençoa…

    Curtir

  7. Amigo Ebrael eu estava já saindo da Net hoje, pois estou exausta!
    Fui abençoada por visitar este post maravilhoso.
    Não vim antes por não receber a indicação do mesmo.
    Comungar os sentimentos de amizade e compaixão é o ato mais divino da natureza humana.
    Com sua permissão vou compartilhar este artigo com todos que estimo.
    Uma excelente semana pra ti!
    Beijos

    Curtir

  8. olá guri !!!
    vendo o video
    sabes quando tu se torna pequeno diante de fatos atos
    este gatinho era pra ser irracional por assim dizer
    e se demostro mais racionais q nos q nos julgamos seres pensantes e temos a ignorancia de nos achar mais q eles, por esta e por outra amo tanto esta pureza o belo esta vida animal q nos ensina muito. Bem voltando ao texto sou muito pessimista acho q tu ja notaste isso levo pouca fê se assim posso dizer na raça humana q devide seus conceitos a bens materias e naum se importa com o q os outros sentem, vejo pais q naum entende e naum praticam a solidarieda por assim dizer com seus proprio filhos como esperar mais se as mentes futeis pensam em trocar de carro a cada ano e por momento algum pensam em rever seus conceitos em limpar sua alma… a capacidade de ver a carencia de sentir tudo isto esta no olhar de cada um quantas vezes passamos por pessoas q sem trocar uma palvra ao olhar nos olhos podemos sentir sua carencia e o q eu faço pra isso o q tu faz? o q nos fizemos? pra que pensar em ser caridoso se é mais facil ignorar e se concientizar q o problema naum é seu. somos seres q precisamos e temos muito q evoluir acho q naum precisa se acreditar em alguem ou em algo pra praticar o bem trata de sua evolução espiritual trata de praticar o bem sem exigir nada em troca pelo simples fato de se sentir capaz de ser alguem melhor …

    guri divina suas palavras
    estou aplaudindo de pé

    um beijo enorme

    Curtir

    1. Juci,

      É justamente essa indiferença que julgo e ataco como sendo tão criminosa (ou mais covarde) que o próprio ato ruim. O ato ruim, ao menos, é um ato “positivo”, no sentido de ser uma ação. A conivência, a leniência e a indiferença é um ato passivo e digno de pena. Pela empatia, saberemos que se um dia sofrermos com a indiferença, o Inferno descerá com sua corte de bufões a nos rir na cara por nossa pequenez.

      Agora….fazendo um joguinho com suas palavras… vc disse que é pessimista com a raça humana, da qual vc mesma faz parte…então vc é pessimista com o pessimismo humano, e não és apenas um reflexo dela…logo, estás a um passo do otimismo “de igual intensidade mas EM SENTIDO CONTRÁRIO”…

      KKKKKKK a essa hora é soda!!

      Bjs!

      Curtir

  9. Lindo texto, Ebrael. Como referes, também penso que poucas pessoas têm capacidade de sentir empatia. Ao contrário do gatinho do vídeo, quantos, perante o sofrimento dos outros, não optam por uma atitude passiva?

    Beijos

    Curtir

    1. Luisa,

      Creio que todos nós, vez por outra, quando na maioria das vezes, nos isentamos de nossa responsabilidade social ativa. Mesmo que não passemos por um mendigo, temos o dever de ir até eles ou aos mais necessitados para prestar-lhes a devida ajuda…ninguém sabe o dia de amanhã, ou em que condição reencarnaremos da próxima vez….

      Se eu reencarnar numa família mendicante, como parte de provas kármicas, vou querer que as pessoas exerçam seu dever cristão, como eu devo fazê-lo hoje, e o quanto antes!

      Bjs!

      Curtir

  10. solidariedade,uma palavra que muitos até desconhecem e até confundem com gentilezas e por incrível que pareça quando ajudamos alguém muitos viram as costas e nem agradecem,é claro que se deve ajudar com o coração nunca esperando nada em troca e sim a satisfação de ter cumprido sua parte!!!!!!!!
    E quanto ao vídeo,é lindo e emocionante a solidariedade que existe entre os animais ao contrario do homem que se julga um ser superior e racional muitos não a exercem e até desconhecem essa palavra,é vergonhoso a atitude tomada por muitos homens que se dizem filhos de Deus e que amam o próximo !!
    abçsss!!

    Curtir

    1. Mauro,
      Eram duas as intenções do post: 1.) tentar entrar em consenso em torno do conceito de solidariedade e seu desenvolvimento e 2.) evidenciar nossa (de todos nós!) covardia diante do dever de não só dar quando nos pedem, mas de não esperar que peçam para que demos, que corramos atrás dos necessitados… que amanhã poderão ser nós!
      Abçs e obrigado pela visita!

      Curtir

  11. Olá Ebrael!
    Eu adorei o seu texto, adorei o modo como você concebe a solidariedade e principalmente como a exemplificou através do vídeo. Lembro dessas cenas e elas me marcaram e emocionaram bastante. Talvez eu fuja só um pouco do assunto, ou faça um paralelo a ele, mas gostaria de colocar sobre Humanos X Animais. Ainda hoje li um texto que diz que nós (humanos) somos perfeitos entre os animais porque pensamos… E aí me peguei no seguinte ponto: somos mesmo? Pensamos? Seria apenas isso que nos diferencia dos animais? Porque fomos dotados de raciocínio? Mas, se não conseguimos exercitar o ato de pensar, tampouco de agir com racionabilidade nos tornamos, então, iguais aos animais? Mas qual animal extermina a sua própria espécie? Qual animal mata sem ser por preservação ou sobrevivência (fome)? Os irracionais então, conseguem demonstrar muito mais sobre sentimentos e em vídeo como esse nos ensinam mais sobre compaixão, solidariedade, companheirismo… E se pensassem? Atingiriam a perfeição que é atribuída injustamente aos homens?
    Pode ser que os animais estejam tão mais evoluídos que nós, humanos… que ainda não foi percebido pelos seres “pensantes” o quanto prezam a ação e não apenas palavras que são facilmente esquecidas e jogadas ao vento! Os humanos precisam ainda se reafirmarem humanos, precisam de palavras explicativas para denominarem sua ilusória perfeição, mas aos animais não foi preciso dar voz ou palavras para que eles conseguissem demonstrar muito mais de sua superioridade… As ações falam por si mesmas!
    E quando pensamos em solidariedade, deveríamos de fato compreender que é um ato contemplativo de bondade que emana de um ser a outro, sem escolhas, sem distinção…Fazer o bem deveria ser o caminho natural de todos os seres, mas infelizmente muitos ainda preferem o extermínio de si próprio, de suas convicções e da própria consciência humana “perfeita”.
    Grande beijo e parabéns pelo belíssimo texto! Gostei muito!
    Jackie

    Curtir

    1. Jackie,

      Em termos morais, os animais não podem evoluir, pois são amorais (não conhecem a moral). Só evoluem em termos biológicos, pois Deus os guia por seus espíritos coletivos de espécie…como se cada espécie encarnasse um Deus-Gato, Deus-Macaco, etc… O homem não! O homem sabe o que é moral, e deve escolher servir ao Bem ou rejeitá-lo. Infelizmente, não tem sido feliz em suas escolhas. Será que um tubarão, se pudesse comer tantas pessoas achasse e soubesse onde se encontram, ele não escolheria destroçá-las também? Mas não, ele segue o ritmo que lhe é OUTORGADO desde o embrião!! O homem é responsável por sua própria evolução, e evolução significa mudanças constantes e participativas. O homem e a natureza devem agir juntos para que tudo seja aperfeiçoado.

      Mas, a princípio, como disse ali, os animais, mesmo que de forma automática e pura, parecem sim ser mais parecidos e próximos a Deus que nós nos propomos estar!

      Bjs e obrigado pela mensagem e presença!

      Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s