É notória minha incapacidade para compor sínteses entre assuntos correlatos. Até mesmo para meu filho que tem dificuldades em Língua Portuguesa. Acredito, no entanto, que há uma diferença óbvia entre “encher linguiças” e não conseguir ser sucinto, conciso, simples e direto. Enfim, resumir uma notícia ou “enxugar” um assunto sempre foi uma debilidade de minha escrita.

Uma pessoa que fica de rodeios, que “enche linguiças”, é aquela que escreve dois parágrafos para relatar metade da notícia, e mais dois parágrafos para dizer que não sabe contar a outra metade. Seguem mais dois parágrafos em que o desastrado tenta se desculpar pela inépcia e ainda não economiza em sua “apresentação final”.

Há aqueles, entre os quais me acho, para os quais os argumentos sobejam e as imagens correm mais rápidas que os impulsos que coordenam os dedos que as descrevem. Estes detestam as sínteses em tudo que compõem (exceto nas poesias, que são naturalmente sintéticas), pois elas soam como negligências ao dever de narrar algo, de explicar um mistério, de contar toda a Verdade. A Verdade pode ser sintetizada em poucas palavras, sendo a mesma Verdade apenas uma palavra; mas, para um ser intenso e rápido, todo o peso de palavras soltas e frases sintéticas pulveriza-se diante de seus olhos.

A ansiedade em ser exato e completo, fiel a todo o turbilhão de imagens e ideias que assaltam o detalhista renitente, o faria passar madrugadas escrevendo tratados e coleções inteiras para retratar uma grande Guerra entre mundos assim como o conflito de encarar um olhar em cuja íris não haja fundo. O detalhista devora suas próprias palavras, deixando apenas excessivas impressões digitais de sua famélica ansiedade…

Anúncios

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s