Professora é demitida por denunciar salas de aula precárias


Não sou adepto das chamadas retrospectivas de final de ano. Não gosto desse negócio de remoer audiência por fatos já noticiados. Mas, a barbaridade que vou denunciar, mesmo tendo se passado há dois meses, não poderia ser negligenciada por mim de forma alguma.

Meus agradecimentos à leitora Leila Oliveira, que me informou do ocorrido e me sugeriu publicar uma postagem a respeito.

***

“Uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA) relata em sua página no Facebook ter sido demitida após divulgar fotos que mostram estudantes tendo aulas em uma sala de aula alagada. Uiliene Araújo Santa Rosa, que lecionava no Colégio Municipalizado Guilherme Dourado, publicou na rede social, na sexta-feira (25/10/2013), que teve seu contrato encerrado por “incontinência de conduta”.

No dia 12 de outubro (de 2013), a professora publicou fotos que mostravam alunos realizando provas e usando guarda-chuvas dentro da sala de aula, e o piso do local alagado. Segundo uma publicação feita por Uiliene na quinta-feira em seu perfil no site de relacionamento, ela disse que inicialmente divulgou as imagens sem identificar a instituição de ensino, para preservar os alunos.

No entanto, no mesmo post ela afirma que “depois da denúncia varreram até em cima da escola e colocaram ‘telhas de vidro’ no local dos buracos e ainda ameaçaram os alunos que compartilharam (a publicação no Facebook) com expulsão da escola”. Também conta a que a diretora do colégio, Ivone Carvalho Milhomem, a afastou do cargo, a colocando à disposição da Secretaria de Educação do município (de Imperatriz – MA), que então teria feito a recisão de contrato.

Neste sábado (27/10/2013), Uiliene publicou no Facebook ter conhecimento de que um abaixo assinado que os alunos estavam fazendo a seu favor desapareceu antes que ela pudesse ter acesso ao documento. A professora ainda diz que estudantes estão sendo pressionados, e pede que eles “não se rendam às ameaças”, pois não podem ser expulsos da escola neste caso.”

Fonte: Terra Notícias (27/10/2013), acessado em 25/10/2013, às 23:05.

Abaixo, as fotos divulgadas no perfil da professora em seu perfil no Facebook, também via site Terra Notícias.

***

Opinião: Mesmo que, ao visitar o perfil da corajosa professora maranhense, não tenha com sua postura aparentemente laicista, devo, como cidadão brasileiro consciente, louvar e exaltar a atitude destemida dessa moça em favor de seus alunos.

Não colocou em primeiro lugar seu cargo, sua cômoda posição estável como funcionária pública. Antes de ser “empregadinha” do Governo, ela é servidora do Estado, encarregada de passar conhecimentos de forma neutra e zelar pelas condições mínimas para realizar seu trabalho.

A Educação é o norte de uma nação, e um Estado que não se importa de ver suas crianças, além de passar fome, recebendo aulas em piscinas coletivas não pode ser tido como moderno. Um Estado moderno promove a autonomia de seus cidadãos, desde a mais tenra idade. Mas, autonomia não significa um fragmentação da sociedade baseada na Família em prol de uma liberdade sem freios, mas de ter meios de livremente decidir seu destino por meio de serviços públicos de qualidade e não sujeitos a capitalização política de grupo algum.

Que outras professoras e pais do Brasil lancem-se a essa luta e denunciem, sem medo, tais descasos e absurdos aos ouvidos atentos da parcela da sociedade que ainda permanece vigilante.

Deus salve nossas crianças!

Júlio César Coelho (Ebrael), 25 de dezembro de 2013.

Anúncios

2 comentários em “Professora é demitida por denunciar salas de aula precárias

  1. Ebrael, isso é Brasil, os pequenos é que sofrem. Os professores além de receberem um salário de miséria tem que ficarem calados quando presenciam absurdos como este da escola municipal. A atitude desta e de outras profrssoras(es) fazem a diferença no nosso país. No Brasil está assim: os governantes só providenciam o conserto após denuncia. Pelo menos aqui em Natal é assim, tanto prefeitura como o estado só fazem alguma coisa após denúncia.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s