O Maranhão e a Preta Maria


Soneto inspirado no poema “Maranhão, Minha Terra“, de Uiliene Araújo Santa Rosa. Confira aqui.

.

O MARANHÃO E A PRETA MARIA

Lembras daqueles Lençóis encharcados
Em suor, em lágrimas, ao Sol bravio?
Se te passasse uma brisa, à beira do Rio,
Te deitarias em mim com olhos marejados.

Sabes como alcanço a Ilha, em pé enxuto,
Quando à maresia estiva se juntam as dunas?
Transpasso, na pele envernizada do astuto
Negro, em meio às saias, alcançando as escunas.

Ó, Grande Mar eu sou, vertendo da Preta Maria,
Do ventre agreste, rasgando-te certo ao meio;
Mais perfume ganhas, em ti me perco em maresia.

Dos caracóis de teus cabelos, surgi à luz do Dia;
Da marca de meu nome, me embrenhei no teu seio
Que da África, a essas cálidas matas, me sobreveio.

***

Palhoça, 25 de Janeiro de 2014, 15h25min.

Júlio César Coelho (Ebrael) © Todos os direitos reservados. 

4 Replies to “O Maranhão e a Preta Maria”

  1. Fico encantada com sua capacidade diferenciada de usar as palavras. Seus poemas emitem “sons”, os quais proporcionam que a minha alma fique vislumbrada, radiante.
    Parabéns!
    Obrigada, por expor esse seu dom, dom de Deus.

    Curtir

    1. Esse soneto saiu como espelho do poema que citei. Fui, peguei palavras-chaves e as anexei ao personagem inconsciente que representa o povo do Maranhão, ou mesmo a própria Terra. Claro, pesquisei aspectos culturais maranhenses na Wikipedia, origem do nome do estado. etc.

      Inspiração mesmo? Pouca! Apenas arranjei e amarrei versos contendo todos esses elementos, de forma romanceada, épica. Mas, obrigado por vir, se expressar, por se emocionar. Não há dinheiro que pague emoções, nem nada mais.

      Dom de Deus? Amigos são dons de Deus, o Amor é dom de Deus! Deus se doa, ele doa, ele.

      Beijos! 😀

      Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

