E a Vida segue…


Há alguns dias, uma amiga do Facebook compartilhou comigo um pouco da bela história de sua Vida. Mãe de família, trabalhadora, com filhos bem encaminhados e formados. Uma mulher simples, porém sobrevivente.

Nesta terra onde somos devorados por dores e onde a perplexidade cada vez mais pungente pelos horrores parece querer nos afundar, percebo que não é necessário tanto para ter uma Vida de sucesso. Basta-nos cumprir o que tem de ser cumprido. Começar algo e nos esforçarmos por terminá-lo, seja o que for.

Eis a mensagem postada por essa minha amiga na ocasião da passagem do ano de 2013 para 2014 aos seus contatos no Facebook:

Não aprendi a dizer Feliz Natal, Feliz Ano Novo. Lá, nos cafundós onde nasci e sobrevivi até os dez anos de idade, não costumávamos comemorar Natal e/ou Ano Novo, com entrega de presentes e ceias. Não comemorávamos porque éramos muito pobres.  Ainda se quiséssemos, não poderíamos nos dar ao luxo de fazer uma ceia.

Só me lembro que percorríamos mais de quinze quilômetros para chegarmos a uma igreja de uma pequena cidade próxima, chamada Coronel Macedo (SP). Isso para assistir à Missa do Galo, que celebra-se na noite de Natal, à meia-noite. Eu ficava muito emocionada, mesmo sendo tão menina ainda,  ao ouvir os lindos hinos antigos cantados a quatro vozes. Depois voltávamos para casa, indo  várias pessoas a conversar, e nisso consistia a nossa diversão.

Sempre me senti triste no Natal pois, depois que cresci, passava sempre essa época mergulhada no trabalho e longe da minha família . Mesmo depois de me casar e formar minha família, sempre sentia uma nostalgia sem explicação. No Ano Novo, nem tanto. Mas, ainda assim, tento me juntar à comemoração dos que me rodeiam, e acompanho quem se esbalda nesses dias de festa. Claro que sem nem uma gota de bebida alcoólica (ainda bem!).

Mais um ano se foi e vejo que as coisas estão piorando cada vez mais em meu país. Claro que isto não interessa agora, mas quero desejar a todos os brasileiros que lutam bravamente por um Brasil melhor, que espargem seu suor sobre esse solo verde-e-amarelo para ter o seu pão de cada dia, que sejam recompensados com uma vida abundante e que sejam protegidos por Deus, Nosso Senhor,  de todos os males.

Somos sobreviventes nesta terra onde a injustiça e a corrupção imperam, que mata seus filhos e corrompe os jovens em nome de ilusões.

Feliz 2014 a todos! 😀

Ass.: Angelina da Cruz Daniel.

3 Replies to “E a Vida segue…”

  1. “Somos sobreviventes nesta terra onde a injustiça e a corrupção imperam, que matam seus filhos e corrompem os jovens em nome de ilusões.” – FATO! A ilusão é tudo aquilo de distorce do BEM para o mal.
    Gratíssimos pela postagem, Julio!

    Curtir

  2. Depois de algum tempo, reli meu texto,claro que bem modificado, o que foi um pena, pois o ideal seria o texto original, sendo que ali estava falando o meu coracao, a minha vivencia, a minha experiencia. Sinceramente, nao apreciei, visto que nao e o que escrevi, na verdade. Boa noite e bom 2016 para todos.
    Obs; Vc tem a copia do meu texto original, por favor?
    Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Foi sim, Ângela, você mesma me enviou por mensagem ṕrivada no Facebook o texto escrito por você para ser postado. Me lembro que publiquei e você aprovou. Depois, discutimos sobre algum assunto que eu não lembro agora, e desfizemos a amizade naquela rede social.

      No momento, não tenho cópia da mensagem onde figurava o texto, pois você não estava mais entre meus amigos, tendo eu apagado a mensagem, provavelmente, em uma das “limpas” que dei na caixa de entrada.

      Um abraço a você também. Espero que você esteja bem. Se precisar esclarecer algo, me envie mensagem pelo Facebook. 😉

      Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

