Duas frases marcaram para sempre o Ocidente. A primeira vem dos muros de Delfos (Grécia): “Conheça-te a ti mesmo, e conhecereis o Universo e os deuses.” A segunda (cronologicamente falando), nos legou Nosso Senhor, Jesus Cristo: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” (João 8, 32).

A Verdade a intuímos pela Razão Divina que se revela por sua Lei de Amor, inscrita em nossos corações e em toda a Natureza. O que vislumbramos na Natureza é esse reflexo da dinâmica das Leis Universais que o Criador, nosso Pai do Céu, estabeleceu em toda parte, para todo o sempre.

Toda Liberdade humana deve rumar para a Sabedoria, que nos faz antever o Paraíso de estar, eternamente, na presença do Eterno. Acaso, há equívocos na Verdade? Como a Liberdade pode tender à Verdade se for norteada por sentimentos subjetivos e desejos puramente egoístas e passionais? A Verdade é aquilo que nunca muda. Portanto, nunca chegaremos à Verdade conduzindo nossa Vida por nossa simples Vontade, que muda como nuvens numa ventania, se essa não corroborar com nossa Natureza e como ela é objetivamente.

Se nossa Liberdade não respeita nossa Natureza como esta foi criada, nem a aceita tal qual é, à qual “Verdade” ela nos conduzirá, senão às realidades de dor e pena?

Abaixo, um pequeno trecho de um discurso de Bento XVI ao Parlamento alemão:

Também o homem possui uma natureza, que deve respeitar e não pode manipular como lhe apetece. O homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza, e a sua vontade é justa quando respeita a natureza e a escuta e quando se aceita a si mesmo por aquilo que é e que não se criou por si mesmo. Assim mesmo, e só assim, é que se realiza a verdadeira liberdade humana.

(Joseph Ratzinger, então Papa Bento XVI, ao Reichstag, em discurso, em 22/09/2011.)

Fonte: A Santa Sé.

Anúncios

Um comentário em “A verdadeira Liberdade humana

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s