Após a popularização do acesso à internet no Brasil, viraram febres os tais grupos de discussão, comunidades de debates, listas, etc. O Orkut já chegou a ser a maior central de comunidades temáticas das redes sociais a atuarem no Brasil. Depois que o Orkut começou a declinar, os grupos e comunidades do Facebook assumiram a supremacia, seguidos dos Fóruns autônomos e dos grupos de discussão (como os do Yahoo! e do Google). Desde o início, alguns grupos se destacaram pelo alto nível de polêmica alimentada, buscando sempre novos participantes que queriam ver o “circo pegar fogo”. Por outro lado, por fora, corriam um número menor de grupos pautados pelo equilíbrio e educação nos debates. Com o tempo, estes últimos começaram, ao meu ver, a ficar engessados, onde todos perderam um pouco da espontaneidade da opinião, em nome de uma etiqueta politicamente correta, com regras que tendiam a uniformizar a opinião e podar certas correntes.

Não que eu defenda a ausência de limites nos debates. Mas, há que haver coerência. Debate é debate, deve-se deixar que corra solto, ainda que perca-se o foco e o tema. As opiniões e assertivas que derivam de uma discussão acalorada podem suscitar novos questionamentos e soluções para os problemas, muitas vezes ainda não cogitadas.

Colo abaixo um status que publiquei hoje em meu perfil no Facebook:

“A doença ‘politicamente correta’ tomou conta também de alguns grupos católicos ditos ‘militantes’, que de militantes têm ainda não sei o que. Sem ofensas, apenas a falsidade, a grosseira polidez da gente insossa, domesticada. A desfaçatez está na ordem do dia, mesmo que para preservar uma suposta Paz, essa tal Paz sem voz, uma paz dos sepulcros caiados.”

Anúncios

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s