Uma pergunta simples: conhecendo as causas de algo, saberíamos, inevitavelmente, quais seriam seus efeitos?

A resposta parece ser óbvia, segundo a lógica. Numa abordagem linear da realidade, é natural que respondamos que sim, conhecendo a origem de um fato, poderemos deduzir seus prováveis desdobramentos. Repetindo: essa resposta vale para um contexto linear, ou seja,  pancada-dor,  1 + 1 = 2, etc.

Poderíamos, no entanto, fazer outra pergunta: por que contextos tão óbvios recebem interpretação diversa ou são percebidos de formas divergentes por diferentes observadores? Acaso, se eu somar a uma laranja que eu tenha uma outra laranja, terei um número de laranjas diferente de dois?

Afora as muitas teorias relativistas sobre a percepção humana (tempo, espaço, condições de saúde, disfunções cognitivas, etc.), penso que o que explica a dificuldade no entendimento de realidades lineares é que o processo de cognição humana não é linear, mas cíclico.

Por exemplo: se eu disser a alguém, em bom tom, para “não pensar na cor vermelha”, seria de se esperar que ela não pensasse na cor vermelha, e sim em azul, amarelo, verde, etc. Mas, curiosamente, se averiguarmos, saberemos de tal pessoa que, sem conseguir evitar, ela pensou no vermelho. Por que isso?

A resposta é simples: o cérebro não entende ordens negativas, ele só capta objetos e suas ações. O ser humano só consegue elaborar pensamentos através de imagens e sensações recuperadas pela Memória, as mesmas que também podem ser formadas pelos códigos verbais (palavras) recebidos de outras pessoas. E esse processo é positivo e cíclico, pois a Memória, para continuar existindo, precisa se retro-alimentar, tendo em vista a grande quantidade de informações que são descartadas em direção ao subconsciente e Inconsciente.

A lógica linear diria que tudo tem um começo e um fim, uma causa que gera um efeito. A lógica cíclica nos ensina que o kyklós (ciclo, como mecanismo de manifestação) existe antes do início de qualquer coisa, inclusive dele dependendo a própria manifestação em si. A mente linear não consegue imaginar algo antes do início do Universo, percebendo o início como momento após o último “nada”. A mente cíclica elabora que o “nada” antes do Big Bang também é algo, apenas não acessível à compreensão.

Na Psicologia e/ou Biologia, essa contradição é vista como eixo linear-sistêmico, ou contradição entre o pensamento linear e pensamento sistêmico (na prática, cíclico). O pensamento linear, segundo essas disciplinas, é excludente, pois 1+1=2 e não pode ser igual a um número diferente de dois. Quando o pensador linear diz que é igual a dois, ele não admite nenhuma outra consideração. Logo, a “conta morre aí”.

O pensador cíclico (ou sistêmico) considera que o efeito de uma causa será causa de um outro efeito e, assim, sucessivamente. Causas e efeitos são sinais de permanente desequilíbrio, e é isso que mantém os átomos em movimento perene e a Vida no Universo. A “Ordem no Caos” se mantém pelo efeito, que neutraliza a causa primeira, mas interage com o que originou aquela causa, retroalimentando-a e gerando novos ciclos de causa e efeito.

A mente humana é cíclica porque não pode excluir nada, nem os elementos indesejados, pois todos os elementos indesejados de um sistema precisam continuar na Memória (mesmo que arquivados) para serem considerados indesejados (para o “bem” do sistema). O ciclo e a reciclagem de imagens e sensações, fluxo e refluxo, sono e vigília, são fases da mente como o é o dia e a noite. Se vivêssemos um eterno dia ou noite na Terra e víssemos sempre o Sol na mesma posição, talvez a mente seria mais linear ou menos cíclica.

Porém, como podemos ver que tudo na Natureza é cíclico, a começar pela própria Vida, a tendência é que, para ser mais proficiente mentalmente, o ser humano continue a elaborar seus pensamentos em fases cada vez mais cíclicas e menos lineares, desenvolvendo sua Memória poderosa e rompendo as frágeis barreiras das lembranças do útero.

2 comentários em “O pensamento humano é linear ou cíclico?

  1. MUITO BEM, MANO EXCELENTE ABORDAGEM. E AQUI ESTÁ A CAUSA MAIOR DISSO TUDO: ESTAMOS EM UM UNIVERSO TRANSITÓRIO, PASSAGEIRO, POR ESSE UNIVERSO SER UMA PARTE DO UNIVERSO VERDADEIRO, ABSOLUTAMENTE EQUILIBRADO (POR ISSO, ETERNO) SENDO QUE ESSA PEQUENA PARTE DESMEMBROU-SE DO SEU UNIVERSO NATURAL, POR AÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO, DE UNS TANTOS HABITANTES DO UNIVERSO NATURAL, HABITANTES ESSES, QUE SOMOS NÓS, ANIMAIS RACIONAIS QUE, HOJE, SOFREMOS AS CONSEQUÊNCIAS DAQUELE TRANSBORDAMENTO, QUE FOI O ABUSO DO LIVRE ARBÍTRIO, O TRANSBORDAMENTO DO NATURAL.
    ESSE TRANSBORDAMENTO É QUE CAUSOU O QUE CHAMAM DE “BIG-BANG”, A DUALIDADE, QUE HOJE SUBMETE O ANIMAL RACIONAL (ANTES, RACIONAL PURO, LIMPO E PERFEITO), ÀS LEIS DA TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE, EFEITO DA DUALIDADE, TRANSFORMANDO-SE SEMPRE PARA PIOR, ATRAVÉS DA MULTIPLICAÇÃO.
    E TUDO QUE ESTÁ FORA DO NATURAL, DEGENERA-SE, MULTIPLICA (VEJA: MITOSE).
    ENFRAQUECE PORQUE DEGENERA E DEFORMA.
    E, ASSIM, VINHA A EXTINÇÃO DOS SERES PELO PROGRESSO DA DEGENERAÇÃO PARA MINGUADOS. E A MULTIPLICAÇÃO DE MINGUADOS, ATÉ SE EXTINGUIREM EM ZERO, EM NADA.
    PORTANTO, ESTÁ AÍ O PORQUÊ DE TUDO NO UNIVERSO EM QUE VIVEMOS SER CÍCLICO, POR ESTAR EM CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES PARA PIOR (AS NOVAS GERAÇÕES SEMPRE MAIS FRACAS), ENQUANTO ESTIVEREM OS SERES LIGADOS NESSA DUALIDADE: POSITIVO APARENTE x NEGATIVO, MACHO X FÊMEA.
    ESTANDO TODOS OS SERES HUMANOS FORA DA LINHA DA NATUREZA VERDADEIRA E LIGADOS NA NATUREZA DEFORMADA, A NATUREZA CÍCLICA, A NATUREZA DE TRANSFORMAÇÕES SEMPRE PARA PIOR.
    E NESSE CONTEXTO, O RACIONAL, HOJE ANIMAL RACIONAL, PERDEU O SENSO LINEAR, O SENSO DO EQUILÍBRIO E NÃO CONSEGUE SAIR DELE (VIRANDO UMA BOLA DE NEVE), POR DESCONHECER O SEU VERDADEIRO NATURAL – NÃO SE CONHECENDO.
    E SEM SABER QUE A SOLUÇÃO DISSO TUDO ESTÁ EM SI MESMO, NO SENSO DE EQUILÍBRIO ABSOLUTO QUE HÁ ETERNIDADES ESTÁ SENDO TRANSPORTADO DENTRO DE NOSSAS CABEÇAS, PELO CORPO DE MATÉRIA, A PARTE ANIMAL, QUE A NATUREZA DEFORMADA VEM LAPIDANDO, ATÉ QUE O ANIMAL RACIONAL ATINE PELA REALIDADE DENTRO DE SI, PERCEBENDO, ENTÃO, QUE SE ENCONTRA FORA DO SEU UNIVERSO VERDADEIRO (VIDE: https://nalub7.wordpress.com/2014/12/12/o-tudo-da-vida-conhecer-a-si-mesmo/).
    O PENSAMENTO LINEAR É O NATURAL E LEVA AO RACIOCÍNIO, FUNÇÃO QUE A HUMANIDADE SEMPRE DESCONHECEU E A CONFUNDIA COM O PENSAMENTO CONCRETO, PENSAMENTO CONCRETO ESSE QUE É O PENSAMENTO CÍCLICO, QUE CONDUZ O PENSADOR À SUA DESTRUIÇÃO PARA CLASSES INFERIORES, NUMA INFINIDADE DE HIERARQUIAS, ATÉ À IRRISÓRIA CONDIÇÃO DE GRANITO, QUE DEPOIS SE DESTRÓI E VOLTA A SER ENERGIA, PARA RETORNO AO SEU ESTADO NATURAL.
    ESSA LONGA TRAJETÓRIA PELAS CLASSES INFERIORES, DURARÁ 7 ETERNIDADES. O QUE PODE HOJE SER EMBARGADO, PELO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO (GLÂNDULA PINEAL), ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE NOS INSTRUI COMO RETORNAR À LINHA DA NATUREZA, A LINHA RACIONAL, APENAS TOMANDO CONHECIMENTO (CADA QUAL POR SI MESMO), EM NOSSA PRÓPRIA CASA, DA NOSSA VERDADEIRA NATUREZA, NOS LIVROS DITADOS PELO NOSSO UNIVERSO VERDADEIRO AQUI NO BRASIL, UNIVERSO EM DESENCANTO, LIVROS ESSES COM LINGUAGEM DA MAIS HUMILDE E SIMPLES POSSÍVEL, SEM COMPROMISSOS GRAMATICAIS E LITERÁRIOS – LINGUAGEM POPULAR), BEM REPETITIVOS, POR SE TRATAR DE UM CURSO DO NATURAL A TODOS INDISTINTAMENTE, MIÚDOS E GRAÚDOS EM CONHECIMENTOS ACADÊMICOS, POIS, TODOS SOMOS IRMÃOS, FILHOS DE UM MESMO MUNDO, QUE É O MUNDO DONO ABSOLUTO DE TUDO E DE TODOS, O MUNDO RACIONAL, O MUNDO DA RAZÃO DA VIDA.
    E, POR ISSO, OS QUE JÁ ESTÃO SE INTEIRANDO DO ASSUNTO, NÃO CANSAM DE AVISAR À HUMANIDADE: O RACIOCÍNIO (PENSAMENTO NATURAL, LINEAR) UNE (É UMA LINHA SÓ), E O PENSAMENTO (PENSAMENTO CÍCLICO, PENSAMENTO CONCRETO) DIVIDE (INFINIDADE DE LINHAS, POR ESTAR SUJEITO A VARIAÇÕES CONSTANTES, POR NÃO TER BASE NEM LÓGICA, POR TER COMO BASE O SEGUNDO MUNDO, A DEFORMAÇÃO EM TRANSFORMAÇÕES CONSTANTES E, NÃO O MUNDO NATURAL)
    PARABÉNS, MANO, PELO EXCELENTE TEXTO E PELA OPORTUNIDADE DA EXPLICAÇÃO.
    E VAMOS EM FRENTE E OLHANDO SEMPRE PARA O ALTO, PORQUE AQUI EMBAIXO NESTE SUBMUNDO, TUDO É PASSADO E, POR ISSO, ESTÁ EM LIQUIDAÇÃO MORAL, FÍSICA E FINANCEIRA, A PONTO DO MUNDO TER CHEGADO NESSA SITUAÇÃO MONSTRUOSA DE “SALVE-SE QUEM PUDER E SE PUDER”, POR A FASE DO PENSAMENTO CÍCLICO, O PENSAMENTO CONCRETO OU PENSAMENTO MAGNÉTICO, TER TERMINADO DESDE 1935, E, ASSIM, O PENSADOR PERDEU O DIREITO DE VIVER, E QUE ESSA É A CAUSA DO DESEQUILÍBRIO, FALÊNCIA E LIQUIDAÇÃO GENERALIZADA NO MUNDO INTEIRO, SENDO QUE NINGUÉM TEM CULPA DESSAS MONSTRUOSIDADES QUE ESTÃO OCORRENDO, POR A CULPA SER DA MUDANÇA DE FASE DA NATUREZA, QUE MUDOU O SEU COMPORTAMENTO, NÃO MAIS ALIMENTANDO O PENSAMENTO CÍCLICO DOS PENSADORES, CAUSANDO O ENFRAQUECIMENTO DO PENSAMENTO DOS PENSADORES, QUE ENTRARAM EM DESEQUILÍBRIO, PERDENDO A NOÇÃO DAS COISAS, POR FALTA DO ALIMENTO DA NATUREZA AO SEU PENSAMENTO.
    E O PENSAMENTO VAI ENFRAQUECENDO ATÉ SECAR.
    E AQUELES CUJO PENSAMENTO SECA, PERDEM TODO O SENTIMENTO E SE TORNAM MONSTROS, COMO TODOS OS TIPOS DE CORRUPTOS QUE ESTÃO PELO MUNDO INTEIRO, QUE NÃO DEU TEMPO QUE SE CHEGASSE ATÉ ESSAS PESSOAS O CONHECIMENTO QUE EVITARIA ESSE SECAMENTO DE PENSAMENTO – VIDE: https://nalub7.wordpress.com/2014/12/15/a-maior-doenca-do-seculo-o-pensamento-seco/).
    ALONGUEI MUITO, VAI ME DESCULPANDO AÍ, AMADO MANO, MAS, FOI NECESSÁRIO.
    ABRAÇO DE MUITA LUZ, FORÇA, ALEGRIA E SAÚDE PARA SUA NOBILÍSSIMA PESSOA E PARA TODOS QUE LHE SÃO CAROS! VOCÊ, SEM DÚVIDAS: É UM VENCEDOR!

    Curtir

  2. AH, MANO, ESQUECI-ME DA CONCLUSÃO, RESPOSTA AO TÍTULO DO SEU EXCELENTE TEXTO. E QUE A CONCLUSÃO É A SEGUINTE: PORTANTO, O PENSAMENTO HUMANO, PELO EXPOSTO, TEM SIDO CÍCLICO, MAS, PRECISA DEIXAR DE SER, PARA SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO.

    Curtir

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s