Serpente Autófaga


Em latim, eu a chamaria Serpens Autófaga. Em termos ocidentais, simplesmente, a “Serpente que come o próprio rabo” ou Self-eating Snake. No Ocultismo, é conhecida como Ouroboros. O que mais poderíamos falar a respeito deste símbolo de poder?

Segundo um conceito amplamente aceito, constante na Wikipedia, o Ouroboros representa o mecanismo de Criação que se retroalimenta ad infinitum. Por esta afirmação, poderíamos entender tanto o nascimento, morte e renascimento, os vícios (ânsia, satisfação, ânsia).

Particularmente, penso que esta figura pode aludir ao sistema de realidade onde a evolução é dada de tal modo que seu início é um fim em si mesmo, ou que não tenha solução de continuidade. Por exemplo: um sistema econômico em que a prosperidade se dá pelo eterno endividamento, ou um sistema religioso em que o Paraíso pode ser alcançado pela submissão, ao ponto da neurose, às dores da matéria. O Caminho para a Felicidade, então, passa pela negação das alegrias, corre-se para longe das águas para matar a sede.

A Serpente que come a si mesma, então, seria o princípio e fim de si mesma, representa um potentado tão tirânico que não suporta nem a si mesmo. Se torna tão grande que, em sua ânsia pelo Poder, seja através do Conhecimento estéril ou pelo Medo Paranoide, passa a fugir de si mesma, implodindo em uma carreira louca por autodestruição e fuga.

Um sistema que destrói aquele que ele busca salvar, e salvar aquele a quem ele vive tentando destruir. Um paradoxo circular. Assim ela, a Serpente, se sustenta, já que não gera absolutamente nada além de um vácuo infinito, um caos por onde passa.

Por Júlio [Ebrael]

Blogger, amateur writter, father of one. Originally Catholic, always Gnostic. Upwards to the Light, yet unclean. // Port.: Blogueiro, poeta amador, pai. Católico, casado. A caminho da Luz, mas sujo de lama.

5 comentários

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: