Belo é lutar!


Nós, seres humanos, somos naturalmente falhos. Esta constatação aplica-se, também aos gênios. Podemos não gostar de tudo que eles falam ou já falaram, mas devemos elogiar o que eles, em momentos de inspiração, proferiram ou fizeram de útil.

A seguir, cito falas de Sigmund Freud, médico austríaco e pai da principal corrente psicanalítica moderna. Entre os temas presentes, me tocaram o Coração, principalmente, o que menciona a Felicidade, a Luta por esta e o olhar que devemos manter para o nosso interior.

Comentários meus: em itálico, com recuo.

1. A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Na verdade, a Inteligência é fundamental para atenuar os ventos abrasivos do Instinto, mas devemos tomar cuidado para não transferirmos a ditadura dos instintos ao domínio absolutista da Razão, que arroga tudo saber. A Razão absolutista é cruel, quando tiraniza. Os instintos, ao menos, nos abonam com alguma ilusão conveniente.

2. Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.

3. A Felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.

A Felicidade, como um fim, é uma quimera. Atrás dela corremos, sem sabermos que ela é o próprio percurso. Tudo que nos deixa feliz é percorrer o Caminho que faz nosso Coração bater mais forte. A meta alcançada nos faz sentir plenos, mas aí já não há mais espaço para preenchermos.

4. Em última análise, precisamos amar para não adoecer.

Deus é Amor, e Ele é o Autor da Vida. Amar é decidir viver pelo que há de mais sublime e cuidar daqueles que representam a imagem de Deus na Terra, sejam aqueles os nossos entes queridos — o que nos é um dever —, sejam eles os pobres anônimos — penhores de nossa redenção.

5. Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.

Todo ato de covardia é feio. Toda demonstração ou sentimento enrustido de avareza é uma Megera em ato ou, no mínimo, espreitando nossos sonhos. Como nos dizia o Gladiador, “o que fazemos na Vida, ecoa na Eternidade”. A prudência excessiva e o recuo não devem ser opções quando estamos em luta pelo Amor ou pela defesa da Família.

6. O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.

Ou melhor: ele escolhe de quem será escravo ou a quem fará comer o pão que o diabo amassou. Por isso, vemos, em parte, do que é feito um homem e/ou com quanta “sorte” ele conta.

7. Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.

Ofício para poucos. Mal suportamos o odor de nossas tripas, quanto menos nos voltarmos para o que em nós habita. Ora, se o ser humano, em parte, é reflexo do que ingere, quanto mais perplexo ficaria ele ao se deparar com o seu Coração!

8. O homem é dono do que cala e escravo do que fala.

9. Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.

Penso que ser honesto é o primeiro requisito para obter o perdão de si, o do próximo e o de Deus. A mentira dá trabalho para manter; a Verdade é autoexplicativa.

10. Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.

Anúncios

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s