Todo dia é Dia de Finados


O aniversário de minha Mãe cai no dia de Finados. Ou seja, nesse dia, lembra-se, segundo a Tradição Católica, aqueles que já tiveram um fim, que partiram dessa para uma muito melhor (sempre esperamos por isso). Vai bem longe ainda, mas aproveito, descontraio e rio com ela, teço alguma piada não muito engraçada (para não ser inconveniente).

Mas, penso que Dia de Finados é todo dia.

Em 1º de Janeiro, o Ano mal começa e acaba a paciência para o cumprimento das promessas feitas horas antes. Começa a noite, acaba a luz elétrica; o banho, e acaba a água; a novela, e acaba a vergonha na cara; a sobrar dinheiro e ficamos doentes; um novo trabalho, surgem os problemas; um casamento, pensando em repartir os bens.

Falamos a Verdade; acaba o encanto, a Amizade e a boa vontade. Nos apaixonamos, conquistamos, ligamos a todo o tempo e acaba o frio na barriga, o interesse da outra pessoa. Começamos a melhorar por alguém, e alguém muda, de repente. Voltamos ao que éramos, e a pessoa reclama.

A Esperança vem e nos refresca. Por alguns minutos ou horas. Percebemos que a Esperança é coisa de quem nada tem além dela, e nos frustramos. O ser humano é engraçado: quando a Esperança o toma de assalto, ao invés de começar a agir, ele vai e entrega tudo nas mãos de alguém, de Deus ou da sorte. Acredita e acaba descrente. Diz amar a todos, emociona-se com o piano tocado ao ar livre, mas logo está a odiar tudo. Levanta-se para tornar a rebaixar-se. Cai, levanta; cai, tropeça; cai novamente, levanta e suspira. Cansa e senta no meio-fio, à beira da cama, beija a terra.

Termina a estrada, mal tendo dobrado nós a segunda esquina. Começa o dia em Tóquio, termina em Brasília. Começa o Paraíso de uns, mas não finda o Inferno de outros. Principia o sono, e a parada de ônibus chegou. Chega-me o sonho e, logo, a realidade fictícia corta-me em duzentos pedaços avulsos de minha auto-imagem.

Todo dia é o fim: do Mundo, da Vida, do café expresso e da última gota de inspiração.

***

CURTA NOSSA PÁGINA: fb.me/Ebrael.v4.

2 comentários sobre “Todo dia é Dia de Finados


  1. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsÉ VERDADE JÚLIO, TODO DIA É DIA DE FINADO, PORQUE VIVEMOS EM UM MUNDO FORA DO SEU NATURAL, EM TRANSFORMAÇÕES CONSTANTES E SEMPRE PARA PIOR, ENQUANTO TODOS LIGADOS NESTE MUNDO FORA DO SEU VERDADEIRO NATURAL.
    PARABÉNS PELO TEXTO, QUE É UM ALERTA PARA QUEM VIVE ENCANTADO COM ESTE COLOSSAL PALCO, QUE É O MUNDO EM QUE VIVEMOS, ONDE PEÇAS DAS MAIS ESDRÚXULAS SE DESENVOLVEM E SE SUCEDEM, PARA MANTER A ILUSÃO DOS INCONSCIENTES, QUE DESCONHECEM O HORROR ATRÁS DOS BASTIDORES, POR DESCONHECEREM TAMBÉM QUEM SÃO, DE ONDE VIERAM E PARA ONDE VÃO. FRATERNAL ABRAÇO!

    Curtido por 1 pessoa

Escreva abaixo seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.