Epifania Abstrata


O projeto é um conjunto de ensaios baseados em observações e reflexões próprias, discorrendo desde a estrutura da Realidade até aspectos mais complexos da Existência e Subsistência. É de cunho predominantemente especulativo, sem apoiar-se oficialmente em nenhuma tradição filosófica ou religiosa.

Neles, procuro, de forma menos complicada possível, expor pensamentos sobre essas realidades até certo ponto abstratas. Obviamente, a síntese e a exposição simplificada de temas abstratos não são capacidades de domínio público. Diria eu mesmo que são raras as pessoas com essas capacidades. Mas, não há nada tão abstrato, do ponto de vista ontológico, do que a realidade efêmera, assim como os ponteiros de relógio que avancem no Tempo diante de uma Mente que esteja fora do Tempo.

O interesse por esses temas, em particular, surgiu com força após assistir o filme A Origem, com Leonardo di Capprio. Mais sobre as motivações que deram início a essa série de especulações minhas pode ser encontrado em uma nota que publiquei no Facebook, que pode ser ser acessada por este link.

Deus existe? O Homem existe mesmo? O verbo existir aplica-se, mesmo, a todas as realidades visíveis e invisíveis ou ele é inapropriado para tentar explicá-las?

Estas e outras questões serão, pouco a pouco, desenvolvidas e trabalhadas nesse projeto, que está online em um de meus blocos de anotações públicas na internet. Para acessá-lo, clique aqui!

Anúncios