A Chuva e o Tempo

Certa vez, escrevi um texto para o Grömki-Ranur intitulado R Dotya Wanaäk (“A Criação é como a Chuva”), ainda não publicado. Da mesma forma como a pasta de dente não pode voltar (nem se quiséssemos) para dentro do tubo (pelo efeito da entropia), também a Chuva não pode tornar a escalar as nuvens pelo mesmo caminho, retrocedendo no Tempo.

Acaso, é forçoso que, independente das tais leis da natureza, a Chuva tenha que avançar sobre a Terra? Não reclama o Céu suas filhas, crias de sua umidade?

Conversa estranha esta, não? De tais conversas, que precisam acontecer, é feito este espaço. Ao mesmo tempo que o mundo moderno nos toma parte da vida como tributo ao sistema, nos fornece a possibilidade de refletirmos sobre o que parece ser emergente, ou seja, sobre o que está para acontecer, mas não acontece, ou sobre o que passou e parece se repetir.

É essa sensação incômoda de jamais conseguir captar a fotografia perfeita do momento, de pegar o coelho pelas orelhas, que pode nos levar à conclusão de que tudo o que passou e há de vir está, de fato, acontecendo agora, simultaneamente. Cada momento apenas parece validar, como efeito, uma causa ou evento prévio. Na verdade, essa conta é como 1 + 1. O que é estranho, para cada pessoa, é que as duas parcelas, embora sejam iguais, se mostrem diferentes.

Você pode contribuir, em gratidão, para Ebrael através de doações simples (enviadas de forma avulsa) ou continuada (mensal).

Cada seção de uma circunferência, você diria, é diferente da outra, mas apenas pelo ângulo de visão. A circunferência é a mesma, e cada ponto inscrito nela continua a ser equidistante de seu centro. O raio é o mesmo, embora a 90º se pareça com um i maiúsculo, enquanto a 0º imite um travessão.

O tempo é o mesmo, o ciclo é o mesmo. O total do tempo é sempre igual. Se há um tempo apenas, não há passado ou futuro, mas apenas este momento, este tempo, uma fotografia de um lampejo. Se único é o foco de luz, já se apagou esta; se eterno, então nada muda. Ou somos sombras do futuro que já aconteceu, ou sonhos de um passado não realizado.

Escreva abaixo seu comentário:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Ebrael

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo